Página inicial > Ultimas Notícias > Curso de Educação Física da UFPA promove o IV Seminário de Estágio Supervisionado

• Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2017, 16h13

logomarcacurso1717

O Curso de Educação Física da UFPA promove o IV Seminário de Estágio Supervisionado, de 28 a 31 de agosto, no Auditório B do Instituto de Ciências da Educação (ICED). O evento discute o papel do Estágio Supervisionado na Formação Docente em Educação Física e o trabalho pedagógico do professor de Educação Física nos campos de atuação profissional, com o objetivo de refletir e analisar as experiências construídas nos espaços de atuação dos estágios supervisionados realizados pelos acadêmicos do curso de Educação Física e pelos docentes da UFPA, bem como problematizar os limites e as possibilidades mediatizados pelas experiências formativas nos estágios, com a comunidade acadêmica do curso.

Com o seminário, serão realizadas a II Mostra de Qualificação de Trabalho de Conclusão de Curso, sob a coordenação do professor doutor Nazareno Borges (docente da disciplina) e da professora doutora Lucília Matos, diretora da FEF/UFPA; já a Mostra de Instalações Fotográficas, estará sob a coordenação do professor mestre Paulo Lima e a Culminância de Disciplinas do II Período de 2017. As inscrições serão realizadas gratuitamente no primeiro dia do evento, durante o credenciamento.

O seminário, coordenado pelas professoras doutoras Conceição dos Santos e Lucília Matos, será realizado em conjunto com os docentes e os estudantes das turmas de Estágio Supervisionado I e III (115 e 214).

Programação - Com início às 9h, o primeiro dia do evento contará com as seguintes mesas: “O papel do Estágio Supervisionado na formação docente em Licenciatura em Educação Física”,  “Trabalho Pedagógico em Educação Física: o Estágio Supervisionado I como mediador da experiência formativa” e “Trabalho Pedagógico em Educação Física: o Estágio Supervisionado III como mediador da experiência formativa”. No segundo dia, as turmas 115 e 214, de manhã e de tarde, respectivamente, apresentarão a mesa “Estágio Supervisionado no curso de Educação Física da UFPA: contextualizando as experiências e refletindo sobre os limites”.

No dia 30, das 8h às 10h, iniciam-se os minicursos “Pesquisa-ação: uma construção metodológica para o Estágio Supervisionado em EF” e “Organização do Trabalho Pedagógico no Estágio Supervisionado em Educação Física”. Depois, às 10h, ocorrerá a Mostra de instalações fotográficas: “Imagens da Educação no Corpo”, no hall do ICED. De tarde, às 14h, será realizada a II Mostra Qualificação de Trabalho de Conclusão de Curso. O último dia conta com a apresentação cultural “Benditos: Mostra de Produção Cultural de Alunos do Curso de Educação Física da UFPA”, às 14h, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, sob a coordenação do professor mestre Paulo Lima, ação integrada ao Programa Arte e Lazer na UFPA- Prêmio Proex do Grupo Lacor/UFPA.

Qual a importância? - Para o aluno, o seminário tem o papel de promover a reflexão crítica sobre a  docência em Educação Física nos diversos espaços de atuação do Estágio Supervisionado/atuação profissional. Além de debater e refletir sobre o processo de indissociabilidade entre teoria e prática no Estágio Supervisionado, segundo a coordenadora do evento, professora Conceição dos Santos, o evento é importante para “socializar as experiências pedagógicas construídas pelos estudantes de Educação Física nos espaços de atuação de cada Estágio Supervisionado e fortalecer parcerias com instituições de ensino com foco no espaço escolar e não escolar, fortalecendo a parceria entre Universidade e sociedade.”

Objetivos - Compreendendo a atividade pedagógica como parte central do trabalho no campo da Educação Física, o seminário visa problematizar os limites e as possibilidades criados com base nas experiências formativas nos estágios. Além disso, segundo a professora, pretende “aglutinar estudantes, docentes e pesquisadores (as) em torno da temática do Estágio Supervisionado em Educação Física, socializando experiências pedagógicas nos diferentes espaços de atuação docente conforme lócus de cada estágio supervisionado, aproximando a Universidade da escola e dos espaços sociais de intervenção do trabalho do professor de Educação Física.”

Apresentações extras - Durante o seminário, a Mostra compartilhará as variadas propostas dos Trabalhos de Conclusão dos discentes do curso de Educação Física. Além disso, a Culminância de Disciplinas consiste na Mostra de instalações fotográficas, voltada para a socialização com a comunidade acadêmica, por meio de um ensaio estético expressivo de instalações fotográficas. A exposição visa mostrar o olhar acadêmico e a experiência sensível dos alunos sobre a realidade social na relação corpo e educação. Para finalizar, por meio de ritmos tradicionais, a Mostra Cultural apresentará uma releitura estética das práticas corporais populares do sagrado e do profano.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google