Página inicial > Ultimas Notícias > Proex leva projeto Multicampiartes ao município de Castanhal

Proex leva projeto Multicampiartes ao município de Castanhal

• Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2017, 15h45

Caravan Castanhal

Teatro de rua, cinema, dança, fotografia, cultura popular, música, literatura e performances. Todas essas expressões artísticas estão na programação do Projeto Multicampiartes - desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Pará -, que começou nesta segunda-feira, 28, e segue até sábado, 2 de setembro, no município de Castanhal.

O Multicampartes tem duas vertentes principais, que são o Núcleo de Formação e a Caravana Cultural. Por meio do Núcleo de Formação, serão realizadas oficinas com variadas linguagens artísticas, tendo como público-alvo artistas, grupos e associações culturais, a comunidade universitária e a população local. Já por meio da Caravana Cultural, serão apresentados espetáculos teatrais e musicais, como a peça Édipo Rei, da Escola de Teatro de Dança da UFPA, e apresentação do Coro de Saxofone da Escola de Música da UFPA.

Parcerias- O Multicampartes de Castanhal resultou de parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão, o Campus de Castanhal da UFPA, a Prefeitura Municipal e o Serviço Social de Comércio da Castanhal (SESC). Segundo o diretor de Cultura, da Proex, professor Miguel Santa Brígida, a Caravana Cultural em Castanhal representa um adensamento do intercâmbio entre a Pró-Reitoria de Extensão, as comunidades culturais de municípios do Estado do Pará e os campi da UFPA.

Diretor de Cultura Migual Santa Brígida e Pró reitor e Extensão Nelson Souza Jr. Proex Castanhal“Esta é a terceira versão do Multicampiartes que estamos realizando. Este ano, já tivemos em Bragança e Cametá. O Multicampiartes de Castanhal significa uma ampliação do diálogo da Universidade com os setores culturais. Construímos parcerias com o SESC, com a Casa de Cultura do município e com os setores culturais. É uma caravana bem diversificada, com múltiplas manifestações artísticas e um número record de oficinas”, afirma o diretor de cultura da Proex.

Agenda Cultural- Durante a programação do Multicampiartes em Castanhal, haverá uma reunião envolvendo a diretoria do SESC, a Secretaria de Cultura do município, artistas, membros da comunidade cultural local e o pró-reitor de Extensão da UFPA, professor Nelson de Souza Junior. O objetivo é iniciar a elaboração de uma agenda cultural permanente. Segundo o pró-reitor, a intenção é manter ações contínuas, além do Multicampiartes, para que haja uma intensificação das relações entre a Universidade e as comunidades artísticas.

A programação do Multicampiartes do município de Castanhal vai ocorrer no espaço do prédio do Serviço Social do Comércio (SESC), na avenida Rio Branco nº 10,  Bairro Nova Olinda.

Projeto Multicampiartes (Proex) em Castanhal
Data 28 de agosto a 2 de setembro de 2017
Local. Serviço Social do Comércio

Texto, arte e foto: Divulgação / Pró- Reitoria de Extensão (Proex)