Página inicial > Ultimas Notícias > Caldeirada 2017 discute os vários tempos e a falta dele nos dias de hoje

Caldeirada 2017 discute os vários tempos e a falta dele nos dias de hoje

• Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 15h46

Caldeirada 2017 Site UFPA 746x423px

O tempo é parte do viver em sociedade. Determina fluxos, estabelece e desfaz contatos. É essa brevidade eterna, ou eternidade breve do tempo na sociedade de nossos dias, que move a Caldeirada-Comunicação e Cultura 2017, realizada anualmente pela Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A programação do evento iniciou-se na noite desta segunda-feira, 28, com a Mesa de Abertura "Gira do Tempo: narrativas, fluxos, sensibilidades". A relação entre tempo, memória e esquecimento foi contemplada pela doutora Dayseane Ferraz (Sistema de Museus do Estado). Os museus foram destacados como espaços simbólicos nos quais a memória coletiva é construída.

Dayseane Ferraz citou o jornalismo como uma das fontes mais ricas para entender a história e a memória da sociedade e ressaltou o papel fundamental da mídia para a dinâmica do tempo e do esquecimento. "Precisamos ir atrás das memórias das minorias, dos temas latentes que não são expostos. Que temas são esses? Eles são pulsantes. O silêncio também fala", afirmou.

A Mesa de Abertura foi mediada pela professora doutora Rosane Steinbrenner (Facom/UFPA) e também teve a presença do professor doutor Saint Clair Jr. (NAEA/UFPA), que abordou o tempo na Amazônia. A difusão da sociedade urbana em diversas formas de cidades foi articulada com a realidade da floresta. Nela, segundo Saint Clair Jr., as cidades são híbridas, coexistentes e plurais. Portanto "há a necessidade de as políticas públicas fazerem uma leitura dessas cidades plurais", destacou.

O professor apresentou as diferenças existentes na relação entre espaço e tempo baseado nas cidades paraenses de Marabá, Santarém e Cametá. Conforme Saint Clair, "é possível ter duas cidades com a mesma data de nascimento, mas com a vida urbana e experiência de tempo completamente diferentes, pois o tempo é socialmente produzido e reflete uma espacialidade."

Evento tem participação de professor da PUC/SP - O professor Norval Baitello Jr., um dos maiores pesquisadores brasileiros sobre a Semiótica da Cultura, é um dos convidados desta edição da Caldeirada. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC de São Paulo, ele ministrou um Ciclo de Pensamento na manhã desta terça-feira, 29 de agosto, que terá continuidade nesta quarta-feira, 30, das 9h às 12h, intitulado: “Tudo tem seu tempo... e nós nunca temos tempo”. O tempo-espaço será abordado como matéria-prima da comunicação e formatador da cultura humana, desde o tempo do gesto até o tempo do pixel e dos algoritmos que regulamentam nossa sociabilidade.

Norval Baitello também participará da Aula Magna do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom/UFPA), com o tema "Por uma ecologia da comunicação-compreender a comunicação como criadora de ambientes com uma genealogia e uma futurologia", ministrada nesta terça-feira, 29, no auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), no Campus Profissional da UFPA.

Programação completa - O coordenador de Projetos do Canal Futura, Marcio Motokane, vai ministrar o minicurso “Criação de Formatos Audiovisuais”, nesta terça-feira, 29, e na quarta-feira, 30, das 14h às 17h. Pós-graduado em Direção de Arte para TV e Cinema e com experiência nos mercados nacional e internacional, Marcio promete promover uma discussão de conceitos de formatos, estética e referência para estudantes, profissionais da área e interessados no assunto, com direito a exercícios na prática, em um momento de reinvenções nos processos criativos e novas possibilidades no mercado. As inscrições para o minicurso já estão esgotadas.

Orquestra de Violoncelistas da AmazôniaA Caldeirada 2017 também conta com atrações artísticas no teatro Cláudio Barradas. No encerramento do primeiro dia do evento, a Orquestra de Violoncelistas da Amazônia (OVA) apresentou-se com um repertório clássico de releituras de sucessos da música nacional e estrangeira. Nesta terça-feira, a atração é o espetáculo de dança do grupo Movimentosete8, aqui de Belém. E para encerrar o evento, nesta quarta-feira, 30, o Batuque do Dimmi vai convidar o público para dançar e celebrar.

A realização da Caldeirada 2017 é da Faculdade de Comunicação da UFPA (Facom), Projeto de Extensão Trama Coletiva, Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA (PPGCOM), Núcleo de Fotografia do Sesc Boulevard, Na Cuia Produtora Cultural. Apoiam a iniciativa a UFPA, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade, o Teatro Universitário Cláudio Barradas (Escola de Teatro e Dança-UFPA), o Repórter E, o Academia Amazônia e o Canal Futura.

Serviço – Caldeirada 2017
Quando: 28, 29 e 30 de agosto de 2017
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Rua Dom Romualdo Seixas, bairro Umarizal)
Entrada franca, com inscrições no local (exceto Minicurso “Criadores de Formatos Audiovisuais”, de Marcio Motokane, que está com as inscrições esgotadas).
Mais informações: no Facebook da Caldeirada e pelo telefone (91) 3201-8490.

Texto e arte: Divulgação