Página inicial > Ultimas Notícias > Evento vai discutir cinema e sustentabilidade em Belém e Marajó

Evento vai discutir cinema e sustentabilidade em Belém e Marajó

• Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2017, 16h07

SAMBA DE CACETE ALVORADA QUILOMBOLA 5

Um evento feito para amantes e atuantes da sétima arte. Esse é o objetivo do I Colóquio de Cinema, Cultura e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia que pretende reunir cineastas, profissionais da cadeia produtiva do audiovisual e das várias áreas do conhecimento, tanto do âmbito local quanto do nacional. O colóquio será realizado em três etapas. A 1º e a 2ª serão em Belém, respectivamente na Universidade Estadual do Pará (UEPA) e na Universidade Federal do Pará (UFPA). Já a 3ª e última etapa será em Portel, no Marajó. As inscrições para todas as fases do evento serão gratuitas.

A primeira etapa será nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Campus V da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Na quinta-feira, 31, o evento se inicia às 16h, no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia, com uma mesa-redonda que irá abordar a temática: “Cinema, Amazônia e o tempo presente”. Ainda na quinta, haverá exibição do curta-metragem Samba de Cacete – Alvorada Quilombola e apresentação do grupo de carimbo Arucará, de Portel.

Na sexta, dia 1º, o colóquio retoma as atividades, a partir das 8h30, com um bate-papo com os cineastas Artur Dias e André dos Santos, diretores do curta Samba de Cacete. Em seguida será feita a mesa-redonda: “Cinema e identidade”, com os diretores Luís Arnaldo, Celia Maracajá e pesquisadores convidados. O colóquio é uma realização da Luxamazonia Produções Cinematográficas e do Instituto Marajó de Cultura e Cidadania.

Para Paulo Miranda, um dos idealizadores do colóquio, o ato de registrar histórias ou o fazer cinema é algo que precisa ser discutido com a sociedade. “O momento do cinema nacional, apesar da crise econômica e política pela qual o país atravessa, é de avanço produtivo e isso, em muito, impulsionado pelas leis de incentivos no âmbito dos Estados e na Federação, assim como, pelos avanços tecnológicos que possibilitam novos meios de produção e canais de exibição. É nesse contexto do cinema nacional que precisamos estabelecer o espaço amazônico não só nas expectações, mas na realização cinematográfica, pois historicamente a Amazônia tem sido figurante na vida econômica e política nacional. Com este Colóquio, pelo menos no que diz respeito à indústria do cinema, ousamos nos insurgir para fazer valer o nosso dever e direito de ser protagonistas em uma cena que, além de inúmeros ganhos artísticos, históricos e etnográficos, também corrobore fortemente para o desenvolvimento sustentável regional.”

Além da UEPA e UFPA, o I Colóquio de Cinema, Cultura e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia também tem apoio da Associação Brasileira do Audiovisual Independente (BRAVI); a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM); a Escola Internacional de Cinema de São Paulo; a Escola Superior Madre Celeste (ESMAC); a Fundação Cultural do Pará – Centur; o Museu do Marajó Giovani Gallo; a Prefeitura de Portel; a Secretaria de Estado de Turismo – SETUR/PA; a Secretaria de Cultura do Estado – SECULT/PA, entre outras.

I Colóquio de Cinema, Cultura e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia

• Data: 31 de agosto (quinta-feira)
    Abertura da 1ª etapa do Colóquio:
    16 horas: Mesa de abertura
    17h30: Mesa redonda: Cinema, Amazônia e o tempo presente;
    18h30: Exibição do Curta-metragem “Samba de Cacete – Alvorada Quilombola”, de Artur Dias e André dos Santos;
    19 horas: Apresentação do Grupo Arucará (carimbo e outros ritmos) de Portel.

• Data: 1º de setembro (sexta-feira)
    8h30 – Roda de conversa com os diretores do filme “Samba de Cacete – Alvorada Quilombola”;
    9h30 – Mesa redonda: Cinema e identidade, com os diretores Luís Arnaldo, Celia Maracajá e convidados;
    11h30 – Encerramento.
    Local: Universidade do Estado do Pará – UEPA (Auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia – CCNT)
    Endereço: Tv. Enéas Pinheiro, nº 2626, bairro do Marco – Belém/Pará

• Informações sobre inscrições:Fone: (91) 9 9346-4797 / E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
     Blog: www.coloquiodecinema.blogspot.com.br

Texto: Divulgação