Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Biblioteconomia promove debate sobre o artista plástico Nicola de Garo

• Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 15h50

Nicola de Garo

A Faculdade de Biblioteconomia do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFPA), com o apoio da Biblioteca Pública Arthur Viana, realiza a mesa-redonda  "Nicola de Garo no Brasil: um roteiro de pesquisa em acervos bibliográficos e documentais". O evento ocorre nesta sexta-feira, 1º de setembro, com a participação do convidado especial, professor Briquet de Lemos, de Brasília, tendo como debatedor o professor Aldrin Figueiredo da UFPA.

A mesa-redonda irá apresentar uma pesquisa histórica realizada por Briquet de Lemos sobre um importante artista plástico da época, Nicola de Garo, tendo de outro lado um renomado historiador debatendo o tema, o professor da UFPA Aldrin Figueiredo.

O evento objetiva oportunizar aos alunos do Curso de Biblioteconomia, Artes, História e outras áreas, bem como profissionais interessados no tema, o conhecimento sobre a trajetória do artista por Belém do Pará e sua importância na cultura.

Após o debate será lançado o livro "Nicola de Garo no Brasil: um roteiro de pesquisa", cuja obra foi fruto de profunda pesquisa realizada pelo renomado professor Briquet.

A Mesa "Nicola de Garo no Brasil: um roteiro de pesquisa em acervos bibliográficos e documentais" integra as dicussões das discipinas Médiação da Informação e Prática da Mediação em Informação, da Faculdade de Biblioteconomia, mas a participação será livre para todos os públicos e interessados. As inscrições são gratuitas por Whatsapp (91) 982447296 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Nicola de Garo - Nicola de Garo, acompanhado de seu irmão Giovanni, esteve no Brasil na década de 1920. Conviveram intensamente com a intelectualidade da época. Nicola ilustrou, divinamente, os livros do poeta modernista Ronald de Carvalho, posteriormente reeditado por José Mindlin. Sobre as ilustrações de Jogos Pueris, de 1926, Mindlin afirmou: "pintor cujo nome se tornou um mito".

Ocorre que, para surpresa de todos, embora tivessem inclusive apoio do Governo Italiano, os "fratelli" de Garo, tinham outra identidade. Passaram por Pernambuco e foram para Belém, onde o colecionismo, público e privado, eram fortes em razão da cultura e economia da borracha. Foram verdadeiros precursores do modernismo. Depois de passagens por outros países, fixaram residência nos EUA, já com outras identidades. Essa e outras histórias podem ser conferidas no debate e na obra de Briquet de Lemos.

Serviços:
Mesa-redonda Nicola de Garo no Brasil: um roteiro de pesquisa em acervos bibliográficos e documentais
Data: 1º de setembro de 2017
Local: Auditório Setorial Básico I – UFPA
Hora: 9h às 12h
Acesse aqui o Facebook do evento.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA