Página inicial > Ultimas Notícias > Aluna da UFPA recebe título de Melhor Artigo Científico em evento nacional

Aluna da UFPA recebe título de Melhor Artigo Científico em evento nacional

• Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2017, 16h23

31.08.2017 Prêmio ENANGRADE Foto Alexandre de Moraes 2

A aluna do curso de Administração da UFPA, Bianca Franco, recebeu o prêmio de Melhor Artigo Científico do Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Enangrad). Bianca recebeu a premiação pelo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Estudantes de administração e a relação ensino-aprendizagem: uma aplicação da escala de motivação acadêmica”. O encontro, com o tema “Metodologias inovadoras de aprendizagem e suas relações com o mundo do trabalho - desafios para a transformação de uma cultura”, ocorreu em Brasília, nos dias 26, 27 e 28 de agosto. A entrega do prêmio ocorreu durante o jantar de gala do Enangrad, no penúltimo dia do evento.

O Melhor Artigo Científico - O TCC da discente, orientado pelo professor da Faculdade de Administração, Carlos Mattos, foi premiado na área  temática “Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente” do evento, uma das áreas mais relevantes. Bianca explica o conceito do trabalho: “É sobre a teoria da autodeterminação, uma teoria de motivação resultante de outras teorias motivacionais, essa, em especial, é voltada para o processo ensino-aprendizagem.”

Importância - De acordo com Bianca, “representar nossa Instituição de origem é sempre um enorme orgulho. E nesse caso, mais que isso, demonstrou o quanto nossos estudos estão conectados com as discussões das melhores instituições do país, o que nos coloca em local de destaque no meio acadêmico.” Isso é comprovado pelo fato de que essa conquista  destaca o   curso de Administração da UFPA no meio acadêmico nacional e posiciona as pesquisas da Instituição entre as mais respeitadas do Brasil.

31.08.2017 Prêmio ENANGRADE Foto Alexandre de Moraes 3Realização de um sonho- Para a aluna, o reconhecimento foi muito satisfatório. “Neste caso, em específico, foi especial porque representou a realização de um sonho, encerrar a graduação por meio de uma contribuição efetiva para a ciência e a para a sociedade.” Já para a UFPA, segundo Bianca, “esse prêmio demonstra o quanto de potencial científico pode ser desenvolvido nas ciências aplicadas, em especial na Faculdade de Administração.” Além disso, a recém-graduada aponta essa vitória como o início de uma nova forma de pensar em TCC’s, com objetivos que vão além da conclusão do curso.

ENANGRAD - Organizado pela Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad), o encontro visa discutir a qualidade do ensino de Administração e Gestão no Brasil. O evento anual conta com 800 Instituições de Ensino Superior e aproximadamente 600 sócios individuais. Além disso, é um dos principais eventos de administração no país e o maior evento da América Latina a discutir o tema. Por isso, o Enangrad reúne reitores, diretores, coordenadores, pesquisadores, professores e estudantes, empresários, empreendedores e consultores.

Além dos debates, o evento busca apontar o tipo de profissional de administração que o mercado espera, e como esses profissionais estão sendo formado pelas instituições brasileiras. Por isso, conta com oficinas e palestras, além da reunião dos melhores trabalhos das principais instituições de ensino do Brasil em 11 áreas temáticas.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes