Página inicial > Ultimas Notícias > Festival discute cultura, representatividade e cidadania de comunidades Afro e LGBT em Belém

• Publicado: Sábado, 02 de Setembro de 2017, 15h08

Festival Afrontchy

Com o objetivo de aproximar a população das comunidades e culturas negra e LGBT, além de promover o debate sobre o preconceito na sociedade, os alunos de Turismo da Universidade Federal do Pará promovem, nesta segunda-feira, 4, o “Primeiro Festival Afrontchy”. Durante um dia inteiro, o público terá a chance de participar de mesas-redondas, oficinas e eventos culturais que discutem a realidade vivenciada diariamente por esses púbicos.

O Festival é parte da avaliação da disciplina de “planejamento de eventos” do Curso de Turismo e tem o intuito de expandir a realidade dessas categorias que, continuamente, sofrem preconceitos no contexto acadêmico e científico. As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser realizadas ou no local da programação, ou pelo site.

Programação - Pela manhã, a mesa-redonda “A educação como ferramenta de resistência no combate à homofobia” inicia a programação. À tarde, a discussão é sobre “O Racismo dentro das instituições de ensino”. Além disso, o Festival Afrontchy traz ainda workshops de trança afro e atendimento ao público LGBT.

O Festival termina com apresentações culturais, como o grupo de rap “TQSS Crew” e as apresentações de Shayra Brotero, Aya Hazaxi, Tiffany Boo e Liz Curry. O evento tem, ainda, feira de venda de artesanatos de comunidades quilombolas e comidas típicas.

De acordo com o mediador da mesa de abertura, professor Paulo Pinto, a UFPA é reconhecida por produzir reflexões inovadoras em campos diversos do conhecimento que orientam as categorias sociais na  busca e na luta por direitos. “Levando em consideração o contexto em que a Universidade está inserida, o evento reveste-se de importância singular por permitir, em tempos temerosos, condições novas de luta por direitos historicamente usurpados pelo Estado”, destaca o professor

Primeiro Festival Afrontchy
Data: 04 de setembro de 2017
Hora: 8h às 22h
Local: Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) - Campus Profissional da UFPA, no Guamá, Belém.
Inscrições gratuitas

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA