Página inicial > Ultimas Notícias > Estação meteorológica da UFPA mede o clima no Campus Universitário em tempo real

• Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2017, 15h51

18 08 2017 estacao meteorologica foto Alexandre Yuri 01 746x423

Que a temperatura em Belém é elevada todo mundo sabe. E no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) no Guamá não poderia ser diferente. A maior temperatura já registrada na Cidade Universitária foi de 36,8 °C, enquanto a menor foi de 21,8 °C. Belém também é uma cidade em que chove bastante e o recorde de chuva já registrado na UFPA foi de 70 mm em 1 hora, no período entre setembro de 2015 a julho de 2017. Os dados são da Estação Meteorológica da Universidade, que funciona no Instituto de Geociências (IG) e serve como laboratório para os alunos do curso de Meteorologia.

18 08 2017 estacao meteorologica foto Alexandre Yuri 12Há mais de 20 anos, a Estação Meteorológica é o espaço em que os alunos podem aplicar, na prática, os conhecimentos aprendidos em sala de aula. João de Athaydes Júnior, coordenador da Estação, explica que o caráter didático é o que diferencia a estação da UFPA de outras estações existentes em Belém, como a do Instituto de Meteorologia (INMET).

“É uma estação didática e não uma estação operacional. A estação foi criada, também, para fazer registros diários para serem usados como dados climatológicos, mas também para ensino, que é a principal função”, afirma o pesquisador.

18 08 2017 estacao meteorologica foto Alexandre Yuri 04Dados – Atualmente, a Estação Meteorológica da UFPA mede dados como os de temperatura do ar, direção e velocidade do vento e umidade do ar no Campus do Guamá. Por meio dela, é possível saber a temperatura do ar exata no campus da UFPA, no Guamá, em qualquer hora do dia.

O local conta com equipamentos como heliógrafo, que mede o número de horas em que ocorre brilho solar direto, sem interferência de nuvens; tanque de evaporação, que mede a evaporação diária; lisímetro, que mede a evapotranspiração, dado importante para a agricultura, que pode ajudar a orientar e a controlar a irrigação da lavoura. O local também conta com equipamentos automáticos que medem a temperatura do ar, a umidade relativa do ar, a direção e a velocidade do vento e a pressão atmosférica.

18 08 2017 estacao meteorologica foto Alexandre Yuri 09Pesquisas – E por que esses dados são importantes? É que, além de ser utilizada como laboratório prático, a Estação Meteorológica da UFPA também é usada para pesquisas com instituições parceiras. De acordo com o professor João de Athaydes, desde 2015, existe um convênio com o Instituto Tecnológico Vale – Belém (ITV). A estação meteorológica automática, que mede os dados em tempo real e armazena-os, foi fruto desse convênio.

A estação também é utilizada por outros projetos de pesquisa, como o Projeto Climurb, que monitora o clima urbano em algumas cidades, como Belém, Santarém, Macapá e Manaus. “A estação da UFPA foi incluída porque se torna mais um ponto de monitoramento do clima na cidade, além da estação existente em São Brás”, afirma o professor João Athaydes, que coordena o projeto.

Texto: João Pedro Bittencourt – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Yuri