Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Centro Acadêmico de Direito traz para Belém o Encontro Nacional dos Estudantes de Direito 2018
Início do conteúdo da página

Centro Acadêmico de Direito traz para Belém o Encontro Nacional dos Estudantes de Direito 2018

  • Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 14h49

ENED 2015 PORTO

O Centro Acadêmico de Direito Edson Luís (Cadel), com apoio dos Centros Acadêmicos do Norte e da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, conseguiu, após quase dez anos, tornar a Região Norte sede do Encontro Nacional dos Estudantes de Direito (ENED). O movimento estudantil, e mais especificamente o ENED, configura-se como um polo fundamental de destaque e de discussão da história viva do nosso país.

A Região Norte não era sede deste evento há quase uma década, sobretudo porque ela e seus problemas sempre foram relegados a segundo plano pelos Estados do eixo Sul-Sudeste. Após uma intensa mobilização e campanha no ENED Rio 2017, o Centro Acadêmico de Direito Edson Luís conseguiu trazer o evento para Belém e retomar o protagonismo da região frente aos debates nacionais acerca dos problemas que afligem a sociedade. 

Neste sentido, a cidade de Belém, assumindo o posto de representante da porção setentrional do País, lançou, durante o ENED 2017, realizado na cidade do Rio de Janeiro, a candidatura à Cidade-Sede do Encontro do ano subsequente, 2018.

A candidatura contou com o amplo apoio dos Centros Acadêmicos de Direito, dos estudantes da Região Norte e da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, tendo em vista o viés de integração da Amazônia em relação ao resto do Brasil.

A Delegação de Belém, coordenada pelo Centro Acadêmico de Direito Edson Luís (Cadel) e com participação de estudantes da Faculdade de Direito da UFPA e de outras faculdades, mostrou que inserção do Norte no contexto político, social e econômico nacional é fundamental, em que se pense as particularidades da Amazônia, afinal temas como desmatamento, povos tradicionais, direito agrário e direito florestal não devem ser negligenciados, mas devem ser pautas centrais nas discussões. 

 A delegação entende que é de extrema importância a produção, socialização e transformação do conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável. O Norte precisa ser protagonista desta luta, pois assim como muito tem a aprender, muito tem a acrescentar acadêmica, social e politicamente com as outras regiões. 

Depois de uma árdua e longa campanha, a missão foi, enfim, concluída. Durante a plenária final do ENED RIO, com escolha quase unânime dos estudantes presentes, foi anunciado que o Encontro Nacional dos Estudantes de Direito (ENED) de 2018 será em Belém do Pará.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página