Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário debate o desafio do desenvolvimento sustentável na Amazônia

Seminário debate o desafio do desenvolvimento sustentável na Amazônia

• Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2017, 15h59

Desafios amazônicos

Com o objetivo de debater o desafio do desenvolvimento sustentável na Amazônia, o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA promove o seminário “Desafios Amazônicos”, nesta quarta-feira, 20, no Auditório Professor Doutor Armando Mendes, do NAEA. O seminário consiste em apresentações de pesquisas de alunos e professores do NAEA sobre a temática abordada. Além das exposições, o evento contará com o lançamento do livro Desafios Amazônicos - Desenvolvimento e Sociedade, organizado pelos professores Juarez Pezzuti e Cláudia Azevedo-Ramos. As inscrições, abertas ao público, serão realizadas gratuitamente às 8h30, no dia e local da palestra.

Programação - Após as inscrições, o seminário será aberto, às 9h. Depois, das 9h30 às 12h, serão realizadas as apresentações das pesquisas. Cada exposição terá 15 minutos de duração e 15 minutos para debate. Após um intervalo para o almoço, às 14h, a programação continua com as palestras. Por fim, às 16h, será lançada a coletânea Desafios Amazônicos - Desenvolvimento e Sociedade, parte das edições anuais do NAEA que reúne a produção acadêmica conjunta de mestrandos, doutorandos e docentes do Núcleo. Leia a programação detalhada aqui.

Objetivos e Importância - Segundo um dos organizadores do livro e coordenadores do evento, professor Juarez Pezzuti, “um dos objetivos principais do seminário é proporcionar amplo debate sobre questões relevantes ao desenvolvimento sustentável da Região Amazônica.” Por isso, ele ressalta como esses debates aproximam a comunidade acadêmica. “O evento consiste em uma oportunidade de contato direto entre os pesquisadores do NAEA e a comunidade acadêmica e público em geral, dando também visibilidade às pesquisas realizadas pelo NAEA e pela UFPA.”

Assim, de acordo com o professor, as expectativas são de grande interação durante o evento: “Esperamos que sirva, desta forma, de estímulo para uma maior sinergia entre grupos de pesquisa atuando nos mais diversos temas abordados durante o seminário. Além do lançamento do livro, as apresentações e posterior diálogo entre os autores e a plateia possibilitam uma aproximação com a sociedade, o que é algo crucialmente necessário para a UFPA.”

Seminário “Desafios Amazônicos”
Local: Auditório Professor Doutor Armando Mendes (NAEA)
Data e Hora: 20 de setembro, das 8h às 16h.
Mais informações aqui.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA