Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário de Iniciação Científica começa nesta segunda-feira, 18

Seminário de Iniciação Científica começa nesta segunda-feira, 18

• Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2017, 15h42

Seminário Iniciação Científica

Mais de mil trabalhos de pesquisa de alunos de graduação serão apresentados durante o 28º Seminário de Iniciação Científica promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (Propesp/UFPA). A programação ocorrerá no período de 18 a 22 de setembro, com abertura no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus Belém.

Os trabalhos dos alunos serão avaliados por quarenta pesquisadores de outras instituições de pesquisa brasileiras. O resultado da avaliação será importante também para a concessão de bolsas, no próximo ano, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

De acordo com a diretora de Pesquisa, professora Germana Sales, nós últimos sete anos, houve um acréscimo significativo no número de bolsas Pibic para alunos da UFPA. “Tivemos um crescimento em torno de 26% por ano, desde 2008, o que resultou em mais do triplo do número de alunos bolsistas de Iniciação Científica, tanto da capital como do interior. Esse resultado se deu, graças à criação de diversos sub-programas de incentivo à pesquisa lançados pela Propesp”, afirmou.

Atualmente, o Pibic compreende doze subprogramas: Pibic/UFPA, Pibic/CNPq, Pibic/UFPA-Interior, Pibic/UFPA-AF, Pibic/CNPq-AF, Pibiti/CNPq, Pibic/UFPA-PRODOUTOR (subprogramas Apoio ao Recém-Doutor e Apoio ao Doutor Recém-Contratado), Pibic-EM (Ensino Médio) e Pibic/UFPA EBTT (Ensino Básico Técnico e Tecnológico), Pibic/UFPA-PE-ACERVOS, Pibic/UFPA-PE-INTERDISCIPLINAR e Pibic/FAPESPA.

O Programa é resultado da parceria entre a UFPA, por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (Proex) e da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa). As bolsas são concedidas pelo CNPq, pela Fapespa e pela UFPA e tem duração de um ano. Participam do Programa docentes e discentes de todas as áreas de conhecimento com as quais a Universidade mantém atividades de pesquisa e de ensino de graduação.

Conferência de abertura – Toda a comunidade acadêmica convidada a participar da conferência de abertura do 28º Seminário de Iniciação Científica, que traz, este ano, o tema “Arboviroses epidêmicas no Brasil – situação atual e perspectivas”, a ser proferida pelo pesquisador e diretor do Instituto Evandro Chagas, doutor Pedro Fernando da Costa Vasconcelos.

A conferência começa após a mesa de abertura, que será às 16 horas, no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus Belém. O pesquisador convidado vai apresentar as recentes descobertas de vacinas contra doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. “Nosso convidado para a conferência de abertura é um importante cientista do nosso Estado, com reconhecimento internacional, com pesquisas importantes sobre essas viroses que acometem a população, como o vírus da Zika, a dengue, a chikungunya e outras viroses ainda não conhecidas do público. Será um momento para acompanharmos a evolução do seu trabalho e, como o próprio tema da conferência sugere, as perspectivas futuras desses vírus, cujos transmissores apresentam modificação ao longo do tempo”, disse Germana Sales.

Inscrições - As inscrições para alunos ouvintes nas apresentações dos trabalhos ainda estão abertas. Os interessados devem acessar a página do evento, fazer o cadastro e imprimir o código de barra da sua inscrição. Para receber o certificado de participação, a diretora de pesquisa da Propesp ressalta que é importante a presença do aluno ouvinte na conferência de abertura do Seminário.

Resultado do Prêmio Pibic – Durante a cerimônia de abertura do seminário, haverá a premiação de trabalhos científicos realizados no período de 2016 a 2017. Os alunos indicados ao Prêmio Pibic de Verão terão a oportunidade de passar um mês em uma instituição de excelência em pesquisa no Brasil. Este ano, serão contemplados trinta alunos, dez de cada uma das três grandes áreas de conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

O Pibic Verão é um programa administrado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), por meio da Diretoria de Pesquisa. O estágio possui duração de 30 dias e ocorre sob a supervisão de pesquisador experiente e produtivo na área de formação do discente, ou em área afim, indicado pelo orientador do discente na UFPA. Os candidatos selecionados recebem ajuda de custo para a aquisição de passagens e estadia.

Os discentes selecionados também receberão o Certificado de Destaque da Iniciação Científica e Tecnológica na UFPA em 2017. Em cada grande área de conhecimento, o bolsista Pibic/CNPq e o bolsista Pibiti serão selecionados para concorrer ao Prêmio Destaque Nacional na Iniciação Científica e Tecnológica.

28º Seminário de Iniciação Científica da UFPA
Data: 18 a 22 de setembro de 2017
Local: Auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes
Hora: 16h - Conferência de abertura
Clique aqui para ver a programação.

Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA