Página inicial > Ultimas Notícias > Cerimônia comemorativa marca os oito anos do Parfor na UFPA

Cerimônia comemorativa marca os oito anos do Parfor na UFPA

• Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 16h00

educacaofisica parfor

O Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza, nesta sexta-feira, dia 22 de setembro, às 17h, Sessão Comemorativa aos oito anos de implantação do Parfor na UFPA. Participam da cerimônia professores formadores, professores-alunos do Parfor de vários municípios e egressos, além da Coordenação do Parfor, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de Brasília, autoridades da UFPA e secretários de Educação. O evento ocorre no Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus Básica da UFPA, no bairro Guamá, em Belém.

O Parfor é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios. Os cursos ofertados praticam calendário de regime intervalar intensivo, nos meses de janeiro e agosto, em que os professores estão de férias das escolas, voltando a serem alunos. Mais de 60 municípios do Pará são polo das turmas do Parfor.

A Sessão Comemorativa, organizada pela Coordenação Geral do Parfor UFPA e pelas Coordenações dos cursos de Licenciatura em Teatro, Música e Artes Visuais do Parfor, será um verdadeiro espetáculo. A tradicional mesa de autoridades dará lugar a um bate-papo interativo no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes.

Durante o evento, os convidados falarão da história e dos resultados do programa. Na ocasião, será lançado um videodocumentário com depoimentos de professores e gestores que fizeram parte desse grandioso projeto, que já formou quase seis mil professores, mais do que algumas universidades já o fizeram no mesmo período.

Professores-alunos dos cursos de Artes terão uma participação especial no evento. Eles virão de municípios polo do Parfor para mostrar um pouco do que aprendem em sala de aula, com apresentações teatrais e musicais durante a sessão comemorativa.

“O Parfor, com esses oito anos, mostra não só a interiorização que a gente tinha antes, que já é tradição na UFPA, como também mostra novas interiorizações em cursos que a gente nunca imaginou que tivesse no Estado, como Teatro, Música, Educação Física”, afirma o coordenador do Parfor UFPA, Márcio Nascimento.

Parfor na UFPA - Em 2009, a Universidade Federal do Pará assumiu uma decisão estratégica ante os desafios sinalizados pelo Plano Decenal de Formação Docente do Estado, que apontava para um quadro de 40 mil professores nas redes públicas sem a formação adequada. A UFPA colocou-se o desafio de investir na formação de 14 mil desses professores e, assim, mobilizou suas unidades acadêmicas para assumir a oferta de licenciaturas.

Após oito anos, o Parfor UFPA já alcançou 13.670 professores. Quase 6 mil professores-alunos já concluíram os cursos de licenciatura ofertados pela UFPA por meio do Parfor, que leva até os municípios os mesmos professores, mestres e doutores que atuam na graduação, ou seja, quase 6 mil professores foram qualificados para atuar nas escolas do Estado, e isso impacta de forma positiva em todo o Estado.

Para o coordenador Márcio Nascimento, atual coordenador do Fórum dos Coordenadores do Parfor no Brasil, os números refletem um resultado exitoso do programa, que funciona em uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - fundação vinculada ao Ministério da Educação (Mec) –, a UFPA, o Estado e as prefeituras municipais.

Com a demanda de formação avançada, após oito anos atuando com a primeira licenciatura, o Parfor parte para novos desafios e passará a ofertar cursos de especialização para os professores da Educação Básica do Pará. A previsão é de que as inscrições para as novas turmas do Parfor sejam abertas ainda em setembro de 2017.

Sessão Comemorativa aos 8 anos do Parfor UFPA
Data: 22/09/2017, às 17h
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes, na UFPA.
Acesse o site do Parfor e o Facebook do Plano.
Telefones: (91) 3201-8216/ (91) 98050-7398.

Texto e foto: Thais Rezende - Assessora de Comunicação do Parfor UFPA