Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe visita de pesquisador da área de educação da University College London

• Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2017, 15h09

Tristan MacCowan 746x423

Com a finalidade de abrir um canal de intercâmbio e cooperação com pesquisadores britânicos, o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED), por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES), recebe o professor Tristan McCowan, do Institute of Education da University College London (UCL), como professor visitante. Devido aos projetos de pesquisa multi-país realizadas pelo professor McCowan, a chegada do pesquisador inglês é fundamental para que a realidade do ensino superior brasileiro seja reconhecida e estudada no Reino Unido.

De acordo com a coordenadora do GEPES, professora Vera Lúcia Jacob, essa colaboração contribui com a formação de pesquisadores em nível de pós-graduação stricto sensu da UFPA. “por meio da presença do professor Tristan Mcowan, da UCL, cria-se a possibilidade da formação de redes de cooperação com os pesquisadores do Reino Unido, além da realização de intercâmbios por meio de doutorados sanduiche; pós-doutorados; pesquisas em rede; produções científicas conjuntas”, declara a professora.

Programação - Durante a visita, o professor McCowan realizará uma série de atividades envolvendo estudantes e professores da UFPA. Na sexta-feira, 22, o pesquisador se reúne com a coordenação do PPGED e com a reitoria. Na segunda-feira, 25, o pesquisador participa de uma roda de conversa com os integrantes do GEPES. Já na terça-feira, 26, McCowan ministra uma aula na disciplina Política Públicas e Educação do PPGED, com o tema: “O acesso à Educação Superior: perspectivas teóricas e empíricas”. Na quarta-feira, 27, reúne-se com os professores do PPGED. Na quinta-feira, 28, o professor participa da conferência “Universidade globalizada e capitalização do conhecimento no ensino superior: reflexões entre Brasil e UK”, aberta ao público e com inscrições gratuitas no local. No dia 09 encerram-se as atividades do pesquisador em Belém, quando ele se reúne com pesquisadores da região que investigam sobre as questões indígenas na Amazônia e com a professora Vera Jacob para finalizar sua visita técnica.

Sobre o professor  - Tristan McCowan é doutor em Educação e Desenvolvimento Internacional pela University de London e professor no Institute of Education, da University College London. O seu trabalho centra-se nas áreas de acesso e qualidade do ensino superior, universidades alternativas e inovadoras, educação para a cidadania e direitos humanos, e abrange uma ampla gama de contextos, particularmente na América Latina e na África Subsaariana.

Além disso, McCowan é o autor de Rethinking Citizenship Education (Continuum, 2009) e Education as a Human Right  (Bloomsbury, 2013), e ainda, é editor de Compare-Journal of International and Comparative Education.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google