Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Estudos Eneida de Moraes promove minicurso “Feminismo e os Debates Decoloniais”

• Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2017, 15h35

Feminismo transnacional2

O Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes (Gepem) promove, nesta quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22, o minicurso Feminismo e os Debates Decoloniais. A atividade tem o objetivo debater abordagens sobre o feminismo interseccional, especialmente na perspectiva da decolonialidade, além disso, continuar com o fortalecimento do empoderamento teórico das mulheres do estado do Pará. O evento ocorrerá no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFPA), Campos Básico, no bairro Guamá, em Belém.

A abordagem decolonial, apresentada no minicurso, tem como desafio visibilizar e debater as hierarquias deixadas pelo processo de colonização na economia, como racismo, classe e gênero, que dividiram o mundo em dois polos - centro e periferia. “Neste debate, o gênero e o sexo também estão na lógica dessa colonização especialmente, quando destacamos as mulheres latinas, indígenas e negras. A decolonialidade nos ajuda a pensar alternativas para um feminismo mais próximo de nossa realidade e necessidades”, afirma Adriane Lima, pesquisadora do Gepem.

Segundo Adriane, o minicurso visa suprir, ainda, a necessidade que existe a respeito dos debates acerca dos sujeitos distintos do feminismo: “Quando lemos sobre as ondas feministas, percebemos que são pautas que atendem as necessidades das mulheres brancas, deixando de abordar as das mulheres negras, indígenas e latinas, que, historicamente, vivenciam realidades diferentes das mulheres brancas. Nesse sentido, a decolonialidade nos ajuda a pensar essas diferentes condições que rodeiam as mulheres.”

O Gepem – Em agosto, o Gepem chegou aos seus 23 anos de presença em atividades acadêmicas e de ativismo na UFPA. O grupo surgiu como meio de reunir colegas que estudavam a questão das mulheres. Depois foram incluídas outras temáticas como as teorias de gênero e se viu em um percurso de estudos transversais no conhecimento científico, utilizando a teoria crítica feminista para o aprofundamento das indagações que, ainda hoje, estão presentes sobre as mulheres e demais grupos identitários que vão se inscrevendo na vivência do nosso dia a dia.

Programação – O minicurso será ministrado pelas pesquisadoras Adriane Lima e Telma Amaral, ambas do Gepem. A atividade ocorrerá das 14h às 17h, nos dois dias de programação (21 e 22/09) e terá como base os textos: Rumo a uma nova consciência. Estudos Feministas (ANZALDÚA, Gloria); Feminismos Subalternos: contribuições, tensões e limites (BALLESTRIN, Luciana); e  Una crítica descolonial a la epistemología feminista crítica (ESPINOSA-MIÑOSO, Yuderkys). Todos os textos podem ser acessados por meio deste link.

As inscrições para o evento estão abertas e devem ser feitas por e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Haverá emissão de certificados.

Palestrantes - Adriane Lima é doutora em educação (Educação, Cultura e Sociedade) pela Universidade Federal do Pará-UFPA. Tem suas pesquisas voltadas para as áreas de gênero e movimentos sociais. Atualmente, é pesquisadora do Gepem.

Telma Amaral é doutora em ciências sociais pela UFPA. Atualmente, é professora da IFEs e possui experiência na área de antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, casamento, conjugalidade, afetividade, sexualidade, namoro e diversidade sexual. É coordenadora da linha de pesquisa Gênero, corpos e sexualidades (Gepem).

Minicurso Feminismo e os Debates Decoloniais
Data: 21e 22 de setembro, das 14h às 17h
Local: Auditório do IFCH (Altos), Campos Básico – Guamá
Haverá emissão de certificados.

Texto: Ananda Louzeiro – Assessoria de comunicação do IFCH/UFPA
Foto: Reprodução / Google