Página inicial > Ultimas Notícias > Pós-Graduação em Educação da UFPA conquista nota cinco e é o melhor avaliado no Norte do Brasil

• Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 18h44

nota5

O Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), conquistou nota cinco na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), que classifica os mestrados e doutorados do Brasil em uma escala de zero a sete.

Na Região Norte, os 11 programas de pós-graduação na área de educação ofertam cursos de mestrado e, dois deles, cursos de doutorado. Entre todos os cursos, a maior nota na última avaliação da Capes, divulgada na noite desta terça-feira, 19 de setembro, pertence ao PPGED/UFPA.

Trabalho em equipe – A coordenadora do programa, Sonia Araújo, comemora a nova nota e agradece o esforço coletivo para essa conquista. “O desejo de mostrar o quanto somos grandes falou mais alto, e a alegria de hoje é, portanto, resultado de um trabalho coletivo que tenho orgulho de ter ajudado a alcançar. Sigamos! A região precisa que a gente avance, e não tenho dúvidas de que muitas outras vitórias virão.”

Para os servidores e os alunos do PPGED/UFPA, a avaliação tem um sabor especial. “Os últimos anos, especialmente este quadriênio, foi um período de muitas mudanças e alterações curriculares e mesmo no quadro de professores. Mas todo o esforço valeu a pena. E esse resultado reflete muito também a liderança das professoras Sonia Araújo e Vera Jacob, que trabalharam incansavelmente”, afirma Laura Alves, professora do programa.

Entre as melhores do País – Para a doutoranda Patrícia Kimura, que terminou o mestrado no curso em 2013, a nota 5 conquistada “reflete o compromisso assumido por todos os docentes e alunos e mostra como as universidades do Norte do País podem se destacar no cenário acadêmico nacional.”

Durante a celebração pela conquista realizada, na sede do Instituto de Ciências da Educação (ICED), nesta quarta-feira, 20 de setembro, a coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação, Vera Jacob, emocionada, reforçou que a conquista é resultado de muito esforço e empenho coletivo e cotidiano. “Superamos o desafio de aperfeiçoar o programa, mesmo após a saída de 12 professores. Não foi fácil, mas já éramos uma referência no Norte do País e essa nova nota, a mesma de universidades como USP e Unicamp, assegura-nos esse lugar de destaque.”

As comemorações desta quarta-feira contaram com a presença de alunos, técnicos, professores e colaboradores do PPGED/UFPA e também com a participação do vice-reitor da UFPA, Gilmar Silva, que também é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação; e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rômulo Angélica, além de muitos fogos de artifícios.

Texto e foto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação do ICED/UFPA