Página inicial > Ultimas Notícias > Grupos de Estudos promovem evento comemorativo com debates sobre a história da educação do Pará e da Amazônia

• Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 14h12

IMG 20170918 WA0001

Em homenagem aos 10 anos do Grupo de Estudos "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR-Seção PA) e 11 anos do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Educação (GEPHE), será realizado um evento comemorativo composto de mesa-redonda, palestras e comunicações orais. A celebração ocorrerá nesta quarta-feira, 27, das 8h30 às 18h, no auditório B do Instituto de Ciências da Educação (ICED). Os interessados devem se inscrever, por meio do site, até a data do evento. A programação oferece certificação de 8 horas.

Programação - O evento será iniciado às 8h30, com uma mesa de abertura composta pelas professoras Karla Almeida (HISTEDBR Seção PA) e Clarice Melo (GEPHE) e pela professora Ney Cristina de Oliveira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). Em seguida, às 9h, ocorrerá a mesa-redonda “Educação e Ditadura Civil-Militar”, com presença da professora Edilza Fontes e dos professores Genylton Rocha e Pere Petit.

Durante a tarde, às 14h30, inicia-se a palestra “Retratos das Alunas do IEP no período da Ditadura Militar”, ministrada pela professora Iza Travassos, seguida pela palestra “Educação e Desenvolvimento no Pará: a Política de Zacharias de Assunção (1951 a 1956)”. Após as palestras, às 16h, serão apresentadas as comunicações orais dos projetos de dissertação e dos planos de trabalho de iniciação científica dos grupos de pesquisa. Para finalizar o evento, ocorrerá um espetáculo de dança apresentado por Thamires Monteiro. Veja a programação detalhada aqui.

Importância - Segundo organizadora do evento, professora Clarice Melo, “a relevância do evento comemorativo é de poder socializar com a comunidade acadêmica as discussões que estão sendo realizadas pelas (os) professoras (es) e discentes da graduação em Pedagogia e em História, e da Pós-Graduação em Educação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). Com isso, abrimos,  mais uma vez, as portas dos grupos à comunidade acadêmica para a ampliação do diálogo com vistas ao debate e ao partilhamento de ideias  com novos sujeitos pesquisadores sobre história da educação do Pará e da Amazônia.”

GEPHE - Criado em 1996, o grupo visa à produção e socialização do conhecimento em História da Educação no Brasil e sobre o ensino de História. O GEPHE está vinculado ao PPEB. Por isso é voltado para pesquisas históricas sobre a educação brasileira e sobre o ensino de História.  É coordenado pela professora doutora Clarice Nascimento de Melo. Contato Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

HISTEDBR-Seção PA – Criado em 1997, compõe a rede de pesquisa “Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR)”, da Faculdade de Educação da Unicamp, com estudos nas linhas de pesquisa: História da educação na Amazônia, História da infância na Amazônia e História e política da educação paraense. Vinculado ao PPEB, é coordenado pela professora doutora Maria José aviz do Rosário. Contato Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA