Página inicial > Ultimas Notícias > Consepe debate regras para os processos seletivos de 2018 da UFPA

Consepe debate regras para os processos seletivos de 2018 da UFPA

• Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2017, 15h06

Processo Seletivo 2018

Servidores e alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) se reúnem nesta quinta-feira, 28 de setembro, para debater as regras e novidades dos processos seletivos da Instituição para o próximo ano. A reunião extraordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) foi convocada especialmente para discutir os detalhes de cada edital de seleção.

Entre as propostas que serão apresentadas na reunião pela Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps), estão o Edital do Processo Seletivo Especial para seleção de indígenas e quilombolas, candidatos às vagas reservadas nos cursos de Graduação da UFPA (PSE 2017-2), além de um Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica Afirmativa (MOBAF 2017-1) para os candidatos indígenas e quilombolas selecionados nos anos anteriores; alteração no sistema de cotas, com a inclusão de vagas para Pessoas com Deficiência (PcD) no sistema geral de reserva de vagas e, ainda, o calendário com as datas de lançamento de editais, inscrições e realização de provas e exames.

As propostas e os números sobre as vagas a serem ofertadas no Processo Seletivo 2018 (PS-2018) pelo Sistema de Seleção Unificado do Ministério da Educação (SiSU), pelo Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica Afirmativa (Mobaf 2017-1) e pelo Processo Seletivo Especial para estudantes quilombolas e indígenas (PSE 2017-2) serão detalhadas aos conselheiros do Consepe e votadas, em seguida.

Novo sistema - Uma das novidades deste ano foi a criação de um novo sistema de registro e controle de vagas ofertadas. O Sistema de Oferta de Vagas (SOV) traz registrado o número de vagas aprovado por ano para cada curso, de acordo com o sistema do Ministério da Educação (e-MEC), em vez de informar o número de vagas praticado no ano anterior.

“O novo sistema aperfeiçoa nossos dados para além dos processos seletivos e tem influência, por exemplo, nos processos de avaliação dos cursos realizados pelo MEC”, explica Edmar Costa, pró-reitor de Ensino de Graduação e presidente da Coperps.

Mobaf - Principal novidade a ser votada pelo Consepe, o Processo Seletivo à Mobilidade Afirmativa (Mobaf) vai permitir aos alunos indígenas e quilombolas da UFPA “trocarem” de curso. “É um processo semelhante ao Mobin, ou seja, é uma mobilidade interna que permite que estes alunos possam se candidatar a vagas ociosas em outros cursos e, assim, poderem ajustar o caminho acadêmico e profissional que desejam seguir”, resume Edmar Costa.

Essa proposição, que cumpre objetivos de inclusão com qualidade da atual gestão, foi discutida e recebeu apoio das representações de indígenas e quilombolas, agregadas por meio da recém-criada Assessoria de Diversidade, ligada ao Gabinete da Reitoria.

Na reunião do Consepe, os conselheiros também irão avaliar os quadros de oferta de vagas, prazos de inscrição e aplicação do sistema de cotas da UFPA, quel precisa ser alterado para obedecer à legislação vigente sobre a reserva de vagas para PcDs.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Foto: Arquivo / Ascom (Adolfo Lemos)