Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Serviço Social promove debate sobre política de cotas para indígenas e quilombolas

• Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2017, 15h14

28.03.2012 Semana do Calouro Indígena Fotos Alexandre Moraes 167

A Faculdade de Serviço Social da UFPA (FASS), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), promove, no dia 3 de outubro, o VI Colóquio de Serviço Social, intitulado "Interculturalidade e Educação: o desafio da política de cotas para indígenas e quilombolas". O colóquio contará com a participação da Assessoria de Diversidade da UFPA, da Associação de Discentes Quilombolas da UFPA e da Associação dos Povos Indígenas Estudantes na UFPA (APYE/UFPA). As inscrições devem ser feitas no local e dia do evento.

O evento pretende discutir os obstáculos que permeiam a formação acadêmica dos discentes indígenas e quilombolas. A discussão do tema tem como objetivo promover um espaço de interlocução entre discentes e docentes do curso de Serviço Social. A intenção é alcançar o debate acerca de questões pertinentes à formação acadêmica de indígenas e quilombolas da Universidade.

Nos fóruns de debate, esses discentes têm revelado desafios e dificuldades que comprometem a permanência na educação superior e a conclusão com êxito. Denunciam o racismo institucional, a discriminação, a baixa qualidade da educação básica e o processo lento de entendimento da diversidade cultural nos projetos político-curriculares dos cursos.

No dia do evento, será lançado o Projeto de Extensão “Ações Interventivas para a Permanência com Qualidade e Equidade de Estudantes Indígenas e Quilombolas no Curso de Serviço Social da UFPA”, coordenado pelas professoras doutoras Maria Amoras e Solange Gayoso.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Maria Amoras, a importância do Colóquio consiste na abertura de um espaço de diálogo aos discentes indígenas e quilombolas, em que possam expor suas dificuldades e desafios para permanecer e concluir com êxito a educação superior.

Visa ao compartilhamento profícuo de ideias e proposições que possam contribuir com o fortalecimento da formação profissional desses discentes, por meio da incorporação mais sistemática dessa discussão no Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social da UFPA.

Programação - A mesa de abertura terá a presença dos professores doutores Carlos Maciel (Direção ICSA), Nádia Fialho (Direção FASS) e Osmar Pancera (coordenador do Núcleo Docente Estruturante-NDE), de Denise Cardoso (representante da Assessoria de Diversidade da UFPA e GEPI/UFPA), Queila Couto (representante da Associação dos Discentes Quilombolas da UFPA) e Edimar Kainkang (representante da Associação dos Povos Indígenas Estudantes na Universidade Federal do Pará – APYEUFPA).

A mesa de discussão “Interculturalidade e Educação: o desafio da política de costas para indígenas e quilombolas” será composta pelas professoras doutoras Maria Amoras (coordenadora do Projeto) e Solange Gayoso (vice-coordenadora do projeto), por Denise Cardoso, Queila Couto, Edimar Kainkang, Jomara Tembé (discente indígena de Serviço Social) e Miguel Nery (discente quilombola de Serviço Social).

VI Colóquio de Serviço Social: Interculturalidade e Educação: o desafio da política de cotas para indígenas e quilombolas
Data: 3 de outubro de 2017
Local: Auditório B do Instituto de Ciências da Educação (ICED)

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA