Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Pesquisa promove o I Seminário do Projeto de Pesquisa Discurso e Relações de Poder

• Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2017, 15h56

capa linguagem3

Com o intuito de contribuir significativamente em relação aos mecanismos e estratégias de manutenção das relações de poder entre classes dominantes e minorias sociais, Grupo de Pesquisa em Discurso e Relações de Poder (PEDIR) promove, nesta sexta-feira, 29, o I Seminário do Projeto de Pesquisa Discurso e Relações de Poder. O evento ocorre a partir das 8h, no Auditório Central do Campus Universitário do Baixo Tocantins.

Grupo PEDIR – Segundo a professora Rosângela Nogueira, coordenadora do Grupo, o PEDIR trabalha com Análise do Discurso Crítica, desvelando as relações de poder mediadas pelo discurso, assim como representações sobre as minorias sociais e as formas de dominação.

“Em suma, o Grupo de Pesquisa em Discurso e Relações de Poder (PEDIR/UFPA/CNPq), criado em 2017, dedica-se a estudos sobre as relações de poder nas práticas discursivas, averiguando como o discurso molda os sujeitos e, consequentemente, o espaço social”, explica a professora.

Tema e objetivo – Sob o tema “Discursos e as Relações de poder: as minorias e suas representações”, o I Seminário do Projeto de Pesquisa Discurso e Relações de Poder objetiva propiciar um ambiente de diálogo e debate acerca de discursos entorno das minorias sociais, a saber, como materializam-se discursivamente as relações de poder/saber/resistência e representatividade.

Importância – A programação é uma iniciativa de apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto coordenado pela professora, no Campus de Abaetetuba.  “O evento é importante para a divulgação das pesquisas desenvolvidas em Letras na área abarcada pelo projeto e também para incentivar a comunidade acadêmica a participar das atividades de pesquisas desenvolvidas no Campus”, conclui Rosângela.

Serviços:
I Seminário do Projeto de Pesquisa Discurso e Relações de Poder
Data: Sexta-feira, 29 de setembro de 2017
Local: Auditório Central do Campus Universitário do Baixo Tocantins
Confere a programação completa aqui.

Texto: André Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google