Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA inicia inscrições para o PS 2018 nesta quarta, 4

UFPA inicia inscrições para o PS 2018 nesta quarta, 4

• Publicado: Sábado, 30 de Setembro de 2017, 12h25

portal ps 2018

A Universidade Federal do Pará (UFPA) dará início, nesta quarta-feira (4), ao período de inscrições para o Processo Seletivo 2018 (PS 2018). As inscrições poderão ser realizadas através do site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS), até 30 de outubro. No total, serão 7350 vagas disponíveis em 83 diferentes habilitações ofertadas pela Universidade.

De acordo com o edital, das 7350 vagas ofertadas, 5903 serão ocupadas pelo PS 2018, e 1450 (aproximadamente 20%) serão disponibilizadas através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação (MEC). Em 2016 foram disponibilizadas 7404 vagas no total.

Novo curso ofertado – Este ano a UFPA irá ofertar um novo curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural, com 45 vagas. Criado a partir de uma proposta do Núcleo de Ciência Agrárias e Desenvolvimento Rural, o novo curso pretende suprir uma necessidade regional, conforme ressaltou Arquimimo de Almeida Filho, Assessor da CEPS.

“Levando em consideração as especificidade da nossa região, onde se tem um incentivo muito grande para a agricultura familiar, percebeu-se a necessidade de se formar gestores nessa área. Portanto, este curso visa formar a mão-de-obra necessária para que tenhamos um desenvolvimento maior da nossa região, com novos gestores na área rural. Ele será o primeiro curso dessa área na região norte”, explicou Arquimimo.

Taxa de Incrição – A primeira mudança percebida em comparação ao PS 2017 se refere ao valor da taxa de inscrição, que passou de R$35 para R$50. Conforme explicação do Pró-Reitor de Ensino e Graduação (PROEG), professor Edmar Costa, apesar do aumento, a taxa não irá afetar a maioria da demanda que participa do vestibular da UFPA, uma vez que cerca de 80% dos inscritos costumam conseguir a isenção do valor. Além disso, “ a taxa do Processo seletivo da UFPA não é atualizada há algum tempo, e mesmo com o aumento, ainda está abaixo de outros vestibulares no Pará, e continua sendo uma das menores do Brasil”, completa Edmar.

São isentos do pagamento da taxa de inscrição todos os alunos cotistas e candidatos que estudaram todo o Ensino Médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral. Para aqueles que não se enquadram no perfil de isentos, o pagamento da taxa de inscrição deverá ser realizado até o dia 31 de outubro.

Cota PCD - O sistema de cotas para Pessoas com Deficiência (PCD) também mudou em relação ao que foi disponibilizado no último ano. A alteração ocorreu devido a promulgação da Lei nº 13.409, de 28/12/2016 e do Decreto nº 9.034, de 20/04/2017. Até o último processo seletivo, a UFPA realizava um sistema de cotas próprio, onde era disponibilizado uma vaga em cada curso para os candidatos que se declaravam Pessoas com Deficiência (PCD). Com a nova lei federal,  a demanda PCD, obrigatoriamente, passou a ser incluída no sistema geral de cotas, levando em consideração o percentual de pessoas com deficiência atestado pelo último censo da Fundação IBGE.

Inscrições para o PS 2018 da UFPA

Novo prazo: De 4 a 30 de outubro de 2017

Acesse aqui o Edital.

Acesse aqui o catálogo de cursos ofertados pela UFPA.

Texto: Maissa Trajano – Assessoria de Comunicação da UFPA