Página inicial > Ultimas Notícias > ICA promove evento sobre a atuação cênica fundada no treinamento psicofísico

ICA promove evento sobre a atuação cênica fundada no treinamento psicofísico

• Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2017, 15h23

Semana Gita 2017

O Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Curso de Licenciatura em Teatro e do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante (GITA), promoverá, no período de 11 a 15 de outubro, no  Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), a  “Semana GITA 2017: Atuação Cênica Fundada no Treinamento Psicofísico”, coordenada pelos professores Cesário Augusto Pimentel e  Edson Fernando. A programação é composta por teatro e artes marciais, apresentações teatrais, demonstrações performáticas, oficinas e debates criativos.

No evento, o público também poderá conferir a estreia de "Fenda", nova montagem teatral do Grupo GITA, criada com base no clássico "Rei Lear", de Willian Shakespeare. Todas as atividades terão certificado de participação. Os interessados podem conferir a programação completa e solicitar ficha de inscrição acessando a página virtual do evento (acesse aqui).

Durante a semana, o público contará com a presença das artistas pesquisadoras, convidadas de renome nacional e internacional, como Mônica Han – Instrutora Nível 3 de Tai Chi Chuan, certificada pela World Chen Xiaowang Taijiquan Association-Brasil; e Ana Paula Ibanez, doutoranda do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas e pesquisadora que  residiu na Índia, onde aprendeu as técnicas de Kalarippayat, Bharat Natyam e Kathakali.  Ambas desenvolverão atividades voltadas para a questão que envolve, direta e indiretamente, a atuação cênica fundada em treinamento com artes marciais. A professora Bya Braga, da Escola de Belas Artes da UFMG, também participará do evento mediando os debates criativos que ocorrerão durante a semana.

O GITA -  É um grupo de pesquisa do Instituto de Ciências da Arte da UFPA,  cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq. Coordenado pelo professor doutor Cesário Augusto Pimentel, desenvolve pesquisas na área da atuação teatral desde 2006, acumulando no seu repertório quatro montagens teatrais, desde então. O evento é uma ação integrante da pesquisa de doutorado interinstitucional – DINTER UFMG/UFPA – do vice-coordenador do grupo, o professor Edson Fernando, sob o título provisório ARQUEOLOGITA, sob a orientação da professora Bya Braga.

Semana GITA 2017 : Atuação Cênica Fundada no Treinamento Psicofísico
Período: De 11 a 15 de outubro
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas, localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D. Romualdo de Seixas, no Bairro Umarizal, em Belém/PA.
Acesse aqui a programação completa.

Texto e arte: Divulgação