Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

PT EN ES

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de pesquisa realiza homenagem ao Círio de Nazaré na Escola de Aplicação da Universidade
Início do conteúdo da página

Grupo de pesquisa realiza homenagem ao Círio de Nazaré na Escola de Aplicação da Universidade

  • Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2017, 18h05

06.10.2017 Círio da Escola de Aplicação Foto Alexandre de Moraes site 746x423

O Grupo de Pesquisa "Educação e Cultura: o entrelaçar do Círio de Nazaré nas vivências da Escola de Aplicação" realizou, no último dia 6 de outubro, uma procissão do Círio com os alunos da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA). Além do tradicional cortejo, realizado pela Avenida Perimetral, a festividade contou com a presença de cantores locais e várias homenagens de professores e técnicos-administrativos da Escola.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Pesquisa, professora Wanderleia Leitão, a procissão do Círio é uma forma de trabalhar a diversidade cultural dentro da Escola. “Quem é paraense sabe que a cidade de Belém se transforma com o Círio. E estamos trabalhando esses aspectos durante o ano com os alunos”, explica a a professora.

06.10.2017 Círio da Escola de Aplicação Foto Alexandre de Moraes site 6 373x212Além disso, no fim na programação, foi realizado o festival da Maniçoba, durante o qual os alunos puderam conhecer um pouco mais a culinária regional. Assim como as outras atividades realizadas pelo grupo, a procissão buscou fortalecer os laços dos estudantes com a cultura paraense.

Para o diretor da EAUFPA, professor Walter Silva, a procissão do Círio não pertence só à cultura do Estado, mas também faz parte da identidade da Escola. “O Círio da EAUFPA já ocorre há muitos anos. Damos todo o suporte para que isso seja realizado. Percebemos que esta valorização cultural é muito importante para os nossos alunos”, destaca.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página