Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA participa da 8ª edição da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

UFPA participa da 8ª edição da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

• Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2017, 15h33

8 Feira Estadual de Tecnologia

A programação da 8ª edição da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação fo lançada na última semana. Trata-se de um evento que busca divulgar a produção científica e tecnológica produzida no Pará. Este ano, a feira traz como tema “A Matemática está em tudo”, seguindo a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Esta edição será realizada no período de 24 a 26 de outubro, na Estação das Docas, e terá entrada franca.

Além de um espaço de aprendizagem, a Feira é uma ótima oportunidade de lazer para todas as idades. Estarão disponíveis várias atividades destinadas a demonstrar como a Ciência pode ser divertida, envolvente e interessante. Ao todo, 25 estandes vão compor um espaço destinado para exposição de trabalhos e experimentos de diversas universidades, empresas e instituições de ensino e pesquisa do Estado.

Principais atrações - O astronauta brasileiro Marcos Pontes será um dos convidados especiais da 8ª edição da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ele fará uma palestra na abertura do evento, na qual abordará as curiosidades do Espaço Sideral.  Para os entusiastas do tema, haverá ainda a oficina “Uma Breve História do Universo”, realizada por Eliezer Neto, do Núcleo de Astronomia (Nastro) da UFPA, dia 24 de outubro, às 11h, na Estação Business.

Outro destaque, será a mesa-redonda “A política de Ciência e Tecnologia do Pará e os desafios da inovação, enquanto motor do desenvolvimento sustentável”, que contará com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, e tem como objetivo oferecer um debate entre representantes do setor produtivo, das instituições de ciência e tecnologia e da sociedade civil, sobre as potencialidades e os desafios da política de CT&I para o desenvolvimento sustentável do Pará. Na ocasião, também ocorrerá o lançamento do edital de chamada pública para seleção de projetos de Tecnologias Sociais.

Aqueles que se interessam mais pela área de Geociências, no dia 24, o professor doutor Marcondes Lima, do Instituto de Geociências da UFPA, vai oferecer uma oficina para crianças de até 10 anos, quando, a partir das 9h, ensinará como identificar diversos tipos de mineirais. Ele também vai  ministrar a Palestra “Os Minerais e Minérios no Nosso Cotidiano: A Participação do Pará”, desta vez voltada para adultos, no dia 26, às 17h.

Para finalizar, não faltarão apresentações de música, teatro, dança e outras linguagens artísticas. Entre os destaques, está a apresentação do Coro Universitário da UFPA (CorUni) e do Grupo de Teatro Encenação, que apresentará a peça “Cabanos – Uma viagem no tempo”.  Esta 8ª edição da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma organização da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet).

VIII Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação
Data e Local: de 24 a 26 de outubro, das 9h às 19h, na Estação das Docas
Programação completa aqui.
Inscrições no local do evento
Mais informações no site do evento.

Texto e Arte: Divulgação