Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional promove encontro na UFPA

• Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2017, 15h53

Promat belém

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), programa semipresencial com oferta nacional, vai promover, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, o III Encontro do ProfMat-Belém. O evento, que divulga os trabalhos dos alunos do programa, contará com participações ilustres de alguns professores renomados no âmbito da Matemática Nacional e Internacional.

Inscrições - Direcionadas a alunos de graduação e de pós-graduação, a profissionais da área de Matemática e ao público em geral. As vagas são limitadas para 70 participantes e as inscrições se encerram assim que o número for totalmente preenchido. As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria do ProfMat, no Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN/UFPA), nos horários das 9h às 12h e das 13h às 16h.

O Encontro do ProfMat tem por objetivo divulgar os trabalhos dos alunos de Belém, os quais são desenvolvidos para contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento do ensino de Matemática, deixando o Estado do Pará em sintonia com os desenvolvimentos mais recentes da investigação Matemática no âmbito nacional e, até mesmo, internacional.

Alcance - Além de expor os trabalhos de seus alunos, o evento visa discutir questões relacionadas ao Mestrado Profissional em Matemática, abordar as expectativas do Programa quanto à atual conjuntura do país e aprovação e implantação de três novos polos na UFPA, ampliando o alcance do programa no Estado do Pará, entre outros assuntos.

O evento contará com a presença de alguns professores renomados na área da  Matemática Nacional e Internacional, como o professor doutor Marcelo Viana, pesquisador titular e diretor geral do IMPA, membro do Comitê executivo do Conselho de Matemática das Américas e ganhador do Prêmio Científico Louis D. do Institur de France em 2016; o professor doutor Paolo Piccione, da USP, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM); o professor doutor Giovany Figueiredo, professor associado III da Universidade de Brasília; entre outros grandes nomes.

Segundo Carmem de Almeida, que faz parte da organização do Encontro, a importância estratégica do evento consiste na disseminação e no aprimoramento da pesquisa voltada, principalmente, para o ensino básico de Matemática, “congregando em ciclos de conferências professores e pesquisadores renomados nacional e internacionalmente, profissionais que atuam no ensino básico da Matemática e estudantes de graduação e pós-graduação”.

A palestra do professor Marcelo Viana será gratuita e aberta ao público. Será realizada no auditório do prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia (PGITEC).

ProfMat Belém – O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat) é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática, com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior (IES), no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Surgiu mediante uma ação induzida pela Capes na comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM. Visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.

A UFPA participa da rede de IES do ProfMat desde a concepção do programa em 2011, quando sua implementação se deu no Campus Belém. Atualmente, o ProfMat Belém é coordenado pelo professor doutor Valcir João da Cunha Farias e pela professora doutora Rúbia Gonçalves Nascimento, vice-coordenadora. O ProfMat foi o primeiro Mestrado Profissional em Rede a atuar no Estado do Pará.

Em julho de 2017, houve a aprovação de três novos polos para a UFPA, que serão sediados nos campi de Abaetetuba, Bragança e Castanhal, com implementação a partir de 2018.  Isso ampliará e fortalecerá o compromisso da Universidade com a Coordenação Acadêmica Nacional do ProfMat, bem como com a Capes.

III Encontro do ProfMat–Belém
Data: 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro de 2017
Local: Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN/UFPA)
Hora: Início às 9h