Página inicial > Ultimas Notícias > Evento do Uniterci discute “Velhice e Atualidade: O Impacto do Envelhecer na Sociedade”

• Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2017, 15h11

14.06.2012 Senhoras no Espaço Cidadão do ITEC Foto Alexandre Moraes 11

Com o objetivo de discutir e promover a integração entre os idosos e a comunidade acadêmica, o Programa de Extensão Universidade da Terceira Idade da UFPA (UniTerci) realizará o “II Seminário Velhice e Atualidade: O Impacto do Envelhecer na Sociedade Contemporânea”. O Seminário ocorre no dia 16 de outubro, das 8h30 às 18h, no Auditório B do Instituto de Ciências da Educação (ICED). As inscrições no evento, voltadas para a comunidade, serão realizadas no dia do evento, na coordenação do UniTerci, bem como pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Programação - O seminário terá início às 8h30, com a mesa de abertura, composta pela diretora da FASS, Nádia Fialho, e com a apresentação do Programa e de Projetos, debatendo a relação da faculdade com os programas e projetos. Após um Coffee Break, às 10h, será realizada a palestra “Vivenciando a Velhice na Realidade Amazônica”, ministrada pela professora doutora Andrea Pontes. Em seguida, das 10h40 às 11h50, ocorrerá o debate “Direitos da Pessoa Idosa”, com o promotor público Waldir Macieira, com a delegada Regina Maia e com a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Walquiria Alves.

Durante a tarde, a partir das 14h, ocorrerá a “Troca de Saberes sobre Velhices na Amazônia”, com os subtemas “Os sentidos do trabalho na velhice”, “Política Nacional de Saúde e Envelhecimento” e “Envelhecimento e Família”, com os palestrantes Ana Carolina Monteiro, Renato Soares e Odineia Noronha, respectivamente. Após um intervalo, às 15h30, a palestra “Políticas Públicas de Atenção ao Idoso” finalizará o evento.

Importância e Objetivos - Segundo a coordenadora do UniTerci, professora Maria Leonice Alencar, o seminário comemora o Dia internacional da Pessoa Idosa (1º de outubro). Desta forma, o evento tem a importância de contextualizar e evidenciar a realidade social em que os idosos brasileiros vivem. Por isso “é uma forma de dar visibilidade a discussões que a UFPA vem realizando sobre o envelhecimento populacional e politicas públicas, assim como mostrar para a sociedade questões do processo de envelhecer, desde os direitos da pessoa idosa até a reforma da previdência. Também visa divulgar o resultado do trabalho do Programa de Extensão Universidade da Terceira Idade da UFPA e de pesquisas realizadas pelo curso de Serviço Social”, explica ela.

Mais informações pelos números (91) 98291-0329; 99152-9315; 98273-2480; 98731-1696; 98373-9982 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes