Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão “Música Popular – do gesto ao canto” promove bate-papo sobre produção musical

• Publicado: Sexta, 13 de Outubro de 2017, 18h03

Bate papo com Léo Bitar

A Escola de Música da UFPA (EMUFPA), por meio do Projeto de Extensão “Música Popular – do gesto ao canto”, promove, nesta segunda-feira, 16 de outubro, um bate-papo com o produtor de rádio e proprietário da loja de discos “Discosaoleo”, Leonardo do Vale Bitar. Na loja do produtor, artistas da cidade realizam pocket shows e apresentam seus trabalhos, por isso também se transformou em uma referência de espaço cultural em Belém. O encontro é livre e dá direito a certificado.

O evento objetiva proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre a produção musical, com base na experiência de Leo Bitar, que abordará pontos interessantes para a comunidade de estudantes, profissionais, amadores da música e público em geral.

O bate-papo faz parte de uma das ações planejadas do Projeto de Extensão “Música Popular – do gesto ao canto”, coordenado pela professora de Canto popular da EMUFPA, Joelma de Almeida e Silva Bezerra, que vê, nesse encontro, uma grande oportunidade de conexão do fazer musical institucional e a possibilidade do fluxo de trabalho para o músico.

“Temos, em nosso meio, alunos que já estão no mercado com seu CD, EP e shows e também aqueles que nunca tiveram experiência nesse universo. Por isso propiciar um espaço de reflexão é primordial para nossos alunos e profissionais da área, no intuito de dividir e multiplicar saberes”, completa a professora.

Léo Bitar – Ator, autor de vídeoarte e instalações sonoras, produtor da Rádio Cultura FM, proprietário juntamente com o sócio Sérgio Barbagelata da loja “Discosaoleo”, que, com o desenvolvimento dos trabalhos no espaço, originou o selo homônimo, com lançamentos exclusivos em vinil de artistas da terra.  O “Discosaoleo” lançou o EP da cantora Ana Clara (“Canções do Depois”), The Tump (“Letal”) e Molho Negro (“Lobo”).

Música Popular - do gesto ao canto – O projeto de extensão nasceu de outro projeto de extensão, o “Introdução ao Canto Popular”, desenvolvido nos anos de 2015 e 2016 pela professora Joelma de Almeida e Silva Bezerra, com a colaboração dos professores Agostinho Fonseca (EMUFPA, 2015/2016), José Maria Bezerra (Graduação UFPA, 2016), Daniela Silveira (Faculdade de Odontologia, 2016), Adelbert Carneiro (EMUFPA, 2016) e Walter Almeida (EMUFPA, 2016), no intuito de experienciar a metodologia que seria empregada no curso técnico de Canto Popular da EMUFPA.

Além de noções básicas de técnica vocal e execução do Canto popular, são abordados conceitos básicos de musicalização, corporeidade e repertório, auxiliando o aluno na sua prática vocal, seja como solista, seja em grupo vocal, potencializando a prática artística da música popular por meio da constituição de um grupo de 25 cantores e 10 músicos.

São realizadas aulas teóricas e práticas, palestras sobre as temáticas abordadas e apresentações em auditório da EMUFPA, espaços da UFPA, Espaço Cultural São José Liberto e no Teatro Sesc Boulevard.

Serviço
Projeto de Extensão “Música Popular – do gesto ao canto” promove bate-papo com Léo Bittar
Data: Segunda-feira, 16 de outubro de 2017
Local: Auditório da Escola de Música da UFPA (EMUFPA)