Página inicial > Ultimas Notícias > Nossa Senhora de Nazaré visita Hospital Barros Barreto e emociona pacientes e funcionários

• Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2017, 15h55

Foto principal

Gestores, pacientes, funcionários e visitantes do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tiveram a oportunidade de estar perto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. A imagem chegou ao prédio hospitalar às 8h30 desta segunda-feira, 16, e foi recebida pelo superintendente do Complexo, o médico e sociólogo Paulo Roberto Amorim. Antes de ser conduzida pelas dependências do HUJBB, todos participaram do rito da bênção no hall de entrada da administração da instituição de saúde.

A fé, a esperança e a caridade foram o tripé apontado pelo superintendente Paulo Amorim em saudação à Virgem de Nazaré, instrumento motivador para que os pacientes e os funcionários da instituição tenham como perspectiva a crescente melhoria dos serviços oferecidos pelo HUJBB ao povo do Pará. Ele avaliou a visita da Santa no Barros como uma pequena mostra do Círio de Nazaré, evento religioso que reúne em Belém milhões de pessoas, no segundo domingo de outubro.

"É com essa fé, esperança e caridade que Deus se utiliza de nossas mãos para realizar ou melhorar as condições de vida dos nossos pacientes. Em nome de Nossa Senhora de Nazaré, peço as bênçãos a todos nós", enfatizou.

O cuidado com a saúde foi o eixo principal do celebrante, o padre da Basílica Santuário, padre Silvio Jaques, que pontuou a caridade como alicerce de quem cuida dos enfermos. Depois de  encerrar o rito da bênção, a pequena romaria saiu em direção à Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), tendo como condutora a gerente administrativa do Complexo, Ivana Sousa. A partir daí, foram quase quatro horas de visitação, em cada espaço, um funcionário do Complexo recebia a imagem representando a sua unidade, a divisão, o setor ou o serviço.

Agradecimento - Iniciada na Unacon, a imagem seguiu por todos os espaços do prédio principal do Barros Barreto, com o cuidado para que que nenhuma das unidades, serviços e divisão deixasse de ser abençoada.

Da equipe fizeram parte também: Kátia Fonseca, da equipe organizadora da peregrinação; a servidora Socorro Fonseca; a nutricionista Ana Lúcia Faillace; a técnica de enfermagem Zuleide Souza e os funcionários da Nutrição – Wanderley Castro, Silvia Gomes e Daniel Ribeiro. O evento contou, também, com a participação do Grupo de música católica Filho de Deus, da Paróquia Santa Rita de Cássia, da Cidade Nova, em Ananindeua.

Na opinião dos pacientes, é o momento de agradecer e pedir por mais saúde à mãe de Jesus Cristo. Dona Maria do Rosário da Silva, que esteve no hospital para fazer o exame de mamografia, fez questão de ir ao encontro de Nossa Senhora. "Sou de Mãe do Rio e soube, agora a pouco, que a santa estava aqui e vim para pedir que no resultado não dê nada no meu exame de mama", disse.

Moradora do município de Castanhal, Aparecida Soares Cardoso não escondeu a emoção de estar perto da santinha e agradecer pela saúde, depois de uma tuberculose. "A gente agradece sempre, enquanto tiver vida, porque é a Mãe de Deus, e, se não fosse a interseção dela e a ajuda médica, não estaria viva", concluiu.

Texto e fotos: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/ Ebserh.