Página inicial > Ultimas Notícias > Estão abertas as pré-inscrições para formação de professores da educação básica no Pará

• Publicado: Terça, 17 de Outubro de 2017, 15h55

Inscrições Profic 2017

Estão abertas as pré-inscrições para os cursos de licenciatura e especialização ofertados pelo Programa de Formação Inicial Continuada para Professores da Educação Básica (Profic), antigo Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores), programa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). Os professores podem fazer a pré-inscrição na Plataforma Freire, sistema informatizado do MEC, até o dia 1º de dezembro.

Após dois anos sem abrir inscrições para novas turmas, a Plataforma Freire reabre com um novo formato, mais completo, deixando seu caráter emergencial e passando a ser permanente, por isso a mudança para "Profic". Outra grande novidade é que, pela primeira vez, em oito anos, também serão ofertados cursos de especialização.

Graduação e especialização - "Todos os docentes da educação básica que necessitam de formação em nível de graduação e de especialização podem inscrever-se na Plataforma Freire. Deverão ter em mãos seus documentos de identificação, e-mail e outros documentos que comprovem sua formação e seu vínculo com a educação básica. A Plataforma exigirá o preenchimento de seu currículo com informações detalhadas e, em seguida, a escolha pelas opções apresentadas", explica a coordenadora-adjunta do Profic UFPA, professora Josenilda Maués.

Ao acessar a Plataforma Freire, o docente deve preencher o passo a passo de sua inscrição: fornecer os dados pessoais, formação acadêmica e atuação profissional e solicitar vaga, sem escolher um curso específico. Com base nas informações do currículo cadastrado, o sistema fará automaticamente o direcionamento ao curso e enviará um e-mail ao candidato.

Atualmente, a UFPA oferta 19 cursos de licenciatura, mas o número de turmas e cursos que será aberto vai depender da demanda na Plataforma Freire. "A homologação da inscrição será feita pela Secretaria de Educação a que se vincula o docente. Após a homologação das inscrições, a Capes apresentará em edital as turmas possíveis de serem constituídas", explica, ainda, a coordenação do Profic UFPA.

Com relação à especialização, estão sendo ofertados os cursos de Educação Infantil; Alfabetização, Ensino de Português; Ensino de Matemática. A abertura de turma também vai depender da procura dos docentes para os cursos. A previsão é de que os cursos iniciem em 2018 e 2019.

Pré-inscrições para cursos gratuitos de licenciatura e especialização para professores da educação básica (Profic)
Período: 16 de outubro a 1º de dezembro de 2017
Acesse aqui a Plataforma Freire.

Texto: Thais Rezende - Assessoria de Comunicação Parfor/ Profic – UFPA
Arte: Reprodução / Google