Página inicial > Ultimas Notícias > Avaliação de Desempenho 2017 já está disponível para servidores

Avaliação de Desempenho 2017 já está disponível para servidores

• Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 10h36

PORTAL UFPA avaliaão de desempenho

Está aberto o período para a realização da Avaliação de Desempenho (AD) 2017. Devem participar dela todos os servidores Técnico-Administrativos em Educação admitidos até 31 de dezembro de 2015 e Docentes ocupantes de função gerencial. O sistema ficará disponível de 24 de outubro até 24 de novembro no site da Progep.

A avaliação é composta por três etapas: autoavaliação, avaliação da chefia imediata e homologação pelo dirigente máximo da unidade de lotação do servidor. Para a análise, deverá ser considerado o desempenho do servidor no período de 1º de julho de 2016 a 30 de junho de 2017. A participação é simples e prática, basta o servidor efetuar seu login no sistema, seguir as instruções iniciais e atribuir uma nota para cada uma das competências avaliadas.

Os servidores que, no decorrer do período avaliado, estiveram afastados por mais de seis meses para realizar curso de pós-graduação, cedidos ou em lotação provisória em outro órgão devem participar utilizando formulário específico acessível no site da Progep.

O coordenador de Acompanhamento e Desempenho de Carreira, Ícaro Pastana, afirma que a Avaliação de Desempenho é um importante instrumento de gestão. “Com os resultados da avaliação, os gestores podem melhor planejar, gerenciar, acompanhar e mensurar o resultado do desempenho dos seus servidores, bem como propor soluções por meio de ações de capacitação, treinamento e qualificação que possam impactar positivamente sobre isso. Neste ano, mais uma vez, será disponibilizada aos gestores uma lista de sugestões de eventos de aprendizagem ofertados pelo próprio Capacit, de acordo com cada competência, que poderão ser indicados para os servidores avaliados”, explica.

A realização da Avaliação de Desempenho colabora com o aperfeiçoamento e o desenvolvimento contínuo dos servidores e, por conseguinte, da Universidade. “Com a avaliação, o servidor tem a oportunidade de obter o feedback sobre seu desempenho e, assim, identificar os pontos a serem melhorados; e os gestores contam com a possibilidade de desenvolver o potencial de suas equipes, oportunizando melhores resultados para a Instituição”, declara o coordenador.

Acerca da relevância deste processo, a diretora de Desempenho e Desenvolvimento, Cleide Raiol, esclarece que é um dos subsistemas que compõem a gestão de pessoas, o qual contribuirá para a implantação na UFPA do modelo de Gestão por Competência, recomendado pelo governo federal. “A AD é um importante instrumento que auxilia a gestão na tomada de decisão. Um dos maiores benefícios provenientes deste trabalho, hoje, é subsidiar a elaboração do Plano de Ações de Capacitação (PAC) dos servidores da Universidade”, assegura a diretora.

A pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Karla Andreza Duarte Pinheiro de Miranda, solicita o comprometimento dos servidores em participar da Avaliação de Desempenho. “Para que possamos obter um diagnóstico mais preciso da real situação de desempenho dos servidores, é fundamental que todos os servidores, as chefias imediatas e os dirigentes de Unidades participem do processo de forma crítica e fidedigna, possibilitando, assim, que a gestão tome melhores decisões em prol do desenvolvimento da UFPA”, afirma.

Serviços:
Avaliação de Desempenho
Período: 24 de outubro até 24 de novembro
Acesse aqui o Sistemde Avaliação de Desempenho.
Mais Informações: Acesse a página no site da Progep.

Texto e arte: Divulgação / Progep