Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos de Estatística da UFPA são selecionados para intercâmbio em universidade de Cabo Verde
Início do conteúdo da página

Alunos de Estatística da UFPA são selecionados para intercâmbio em universidade de Cabo Verde

  • Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 14h18

CAPA24.10.2017 Intercâmbio Cabo Verde Foto Alexandre de Moraes site 2

Resultado de mais um acordo de cooperação internacional, alunos de graduação da Universidade Federal do Pará terão a oportunidade de vivenciar experiências acadêmicas e pessoais em outro país. Os estudantes José Ailton de Lima e Sibelle Nascimento Vilhena, do curso de Estatística, foram os selecionados para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica firmado entre a UFPA e a Universidade de Cabo Verde (UniCV). Nesta terça-feira, dia 24, os estudantes, acompanhados da professora Silvia de Almeida e do diretor de Mobilidade e Gestão de Programas, Mauro Magalhães, participaram de uma reunião com o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg/UFPA), Edmar Costa, para uma conversa sobre os detalhes da viagem.

373X 212 24.10.2017 Intercâmbio Cabo Verde Foto Alexandre de Moraes site 3O encontro contou, ainda, com a presença da aluna Thays Brito Santos, do 6º semestre do curso de Estatística da UFPA. Ela e mais uma aluna do curso de Enfermagem foram as primeiras a viajar para Cabo Verde, em agosto do ano passado, onde puderam desenvolver pesquisas de campo e documentais relacionadas ao projeto “Construção e Análise de Indicadores da Violência Urbana na Cidade da Praia, Cabo Verde”, coordenado na UFPA pelo professor Edson Ramos, e na UniCV pelos professores Deisa Salyse Semedo, José Lopes Fernandes e Fernandina Lopes Fernandes.

“Foi muito importante para minha formação acadêmica e profissional, além da possibilidade de vivenciar a estrutura do curso trabalho da Estatística em outro país. Lá, eles trabalham muito com a Ciência da Informação, e isso foi muito interessante, pois agrega mais uma forma de estudo em minha área”, afirmou Thays.

De acordo com a estudante, o projeto prosseguiu e irá possibilitar a construção de um banco de dados, objetivando analisar a violência contra crianças, adolescentes e mulheres da Zona Norte da cidade da Praia, capital de Cabo Verde. Também visa analisar a relação entre o fenômeno da violência e o espaço produzido e investigar a relação entre a vítima e o agressor.

373X212 24.10.2017 Intercâmbio Cabo Verde Foto Alexandre de Moraes site 4Expectativa - Para os alunos que viajam em intercâmbio acadêmico pela primeira vez, a expectativa é grande. Ambos fazem parte do projeto “Delinquência Juvenil e Aumento da Criminalidade na cidade da Praia”, coordenado na UFPA pela professora Silvia Almeida, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), e desenvolvido em parceria com o curso de Estatística da Universidade de Cabo Verde. “Já recebemos dicas sobre os trâmites para a viagem e sobre como podemos aproveitar, ao máximo, os estudos naquele País”, disse Sibelle Vilhena.

Durante a reunião, o pró-reitor Edmar Costa ressaltou aos alunos a importância de aproveitarem a experiência que terão fora do país, tanto acadêmica como cultural. “Isso será enriquecedor para vocês e, dependendo do esforço de cada um, contribuirá para o futuro profissional que vocês irão seguir.”    

O Programa de Mobilidade Acadêmica firmado com a Universidade de Cabo Verde estabelece o período de um mês de intercâmbio dos alunos. As passagens e hospedagem são custeadas com bolsas do CAPES/AULP. A viagem está marcada para o dia 2 de novembro e o retorno à Belém no dia 6 de dezembro de 2017.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página