Página inicial > Ultimas Notícias > Projetos da UFPA integram programação da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

• Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 15h04

746x423FeiraEstadualdeCienciaTecnologiaeInovaçao 1

Com o objetivo de divulgar a produção científica e tecnológica produzida no Pará, a 8ª edição da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação foi aberta na manhã desta terça-feira, 24, e ocorre até esta quinta-feira, 26 de outubro. Ao longo dos três dias, estão sendo realizadas, na Estação das Docas, atividades, palestras e oficinas gratuitas. A UFPA integra a programação da Feira por meio do Projeto Rondon e do Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina e Enfermagem.

373x212FeiraEstadualdeCienciaTecnologiaeInovaçao 3Na programação, há, ainda, a realização da Roda de Conversa “Adolescente Multiplicador, Bem-estar e Cidadania - DST/ AIDS, Gravidez Indesejada, Drogas e Violência”, que ocorre na tarde desta terça-feira, 24; além do estande “One world. One Health-Ciência para prevenção”, com as temáticas: Acidentes Vascular Encefálico (AVE);  Sexualidade-IST/HIV-Drogas/Violências e Doenças zoonóticas. O estande é uma parceria do Projeto Rondon e do PET Medicina e Enfermagem, da UFPA, com o PET Medicina Veterinária, da UFRA.

Dia C da Ciência - No clima da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), instituições de ensino e pesquisa de todo o país promoverão o “Dia C da Ciência”. A ideia é que, a partir deste ano, as quartas-feiras das edições da SNCT sejam configuradas como Dia C.

373x212FeiraEstadualdeCienciaTecnologiaeInovaçao 4A UFPA integra o conjunto de instituições comprometidas com essa mobilização nacional. Na programação, estão atividades de comunicação da ciência com foco em congregar diferentes setores sociais em defesa da área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Estas serão realizadas por diferentes projetos da UFPA, em parceria com outras universidades e centros de pesquisa do Estado e do País.

Projeto Rondon - Coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

373x212FeiraEstadualdeCienciaTecnologiaeInovaçao 5As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, criado por Decreto Presidencial de 14 de janeiro de 2005. O COS, como é conhecido, é constituído por representantes dos Ministérios da Defesa, que o preside, do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

PET Medicina e Enfermagem - O Grupo PET Medicina/Enfermagem foi criado em dezembro de 2010, locado na Universidade Federal do Pará, sob a tutoria, desde sua criação, da professora Iêda Guedes, doutora em Biologia Celular e Molecular. O seu principal objetivo é formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior, apoiado no tripé: ensino, pesquisa e extensão.

VIII Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação
Data: 24 a 26 de outubro de 2017

Local: Estação das Docas

Hora: 9h às 19h

Acesse aqui a Programação completa.
Inscrições no local do evento.
Mais informações no site do evento.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA