Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Música da Universidade promove a II Mostra de Violoncelos do Pará

Escola de Música da Universidade promove a II Mostra de Violoncelos do Pará

• Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 15h48

texto mariana

A Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) promove, no período de 25 a 30 de outubro, a II Mostra de Violoncelos do Pará, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA. O evento terá aulas, palestras e atividades pedagógicas para a comunidade paraense, com o objetivo de promover o aprendizado do violoncelo e aproximar o instrumento do público, de maneira lúdica e didática.

Entre os convidados do evento, estão os violoncelistas Fábio Presgrave, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Bruno Valente, Vioncelo Solo da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz;  Kalyne Valente, professora do Conservatório Carlos Gomes; e a Orquestra Sinfônica Paulo Keuffer.

“Proporcionar aos jovens estudantes e admiradores do violoncelo novas experiências artísticas e culturais” é o papel da Mostra de Violoncelos do Pará desde o ano passado. Em sua primeira edição, a mostra contou com a presença de profissionais como Diego Paixão, professor formado na Escola de Música da UFRN e bolsista da Ecole Normale de Paris. As aulas foram assistidas por 32 jovens violoncelistas, e o concerto da I Mostra contou com a participação de cerca de 250 pessoas.

Segundo o coordenador do evento, professor Cristian Brandão, graças à resposta positiva do ano passado, a Mostra de 2017 será ainda melhor. É esperada a participação de 60 violoncelistas divididos entre os níveis iniciante, intermediário e avançado. Ainda serão realizados cinco concertos gratuitos e abertos ao público ao longo da II Mostra de Violoncelos do Pará. O público poderá prestigiar o melhor da música paraense orquestrada por arranjador e profissionais de todo o Estado.

Entre os participantes das aulas ministradas no evento, estão estudantes de escolas públicas e de projetos sociais desenvolvidos em diversos municípios paraenses e alunos da EMUFPA. Além de promover atividades especiais, o evento busca integrar os estudantes e mostrar o trabalho realizado na Instituição. “No último concerto, dia 30, os alunos da escola vão dividir o palco com violoncelistas profissionais”, revela o professor Cristian Brandão.

II Mostra de Violoncelos do Pará 2017
De 25 a 30 de outubro
Concertos:
25/out – Concerto de abertura da II Mostra de Violoncelos do Pará 2017 – Auditório da EMUFPA, às 20 horas.
26/out – Museu Histórico da UFPA, às 16 horas. Participação do Ver-o-Cello Quarteto.
27/out – Concerto dos professores da II Mostra de Violoncelos do Pará  – Auditório da EMUFPA, às 20 horas.
28/out – Concerto da Orquestra Sinfônica Paulo Keuffer com o solista Fabio Presgrave – Theatro da Paz, às 20 horas. (obs.: retirar o ingresso no Theatro da Paz com antecedência)
29/out – Concerto social – Os participantes da II Mostra farão concertos em Hospitais e Casas de Repouso. Não aberto ao público.
30/out – Concerto de encerramento da II Mostra de Violoncelos do Pará 2017 – Auditório da EMUFPA, às 20 horas.

Outras informações, acesse aqui.

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação da UFPA