Página inicial > Ultimas Notícias > Aprovado o Calendário Acadêmico 2018 da UFPA

Aprovado o Calendário Acadêmico 2018 da UFPA

• Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 16h37

20.10.2017 CONSAD Foto Alexandre de Moraes Foto Alexandre de Moraes 5

Até a próxima semana, estará disponível no Portal da Universidade Federal do Pará (UFPA) o  Calendário Acadêmico 2018. O documento é parte integrante da Resolução Nº 4.966, aprovada no último dia 20 de outubro de 2017 pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). As atividades curriculares dos cursos de graduação em regime extensivo totalizam duzentos dias letivos, distribuídos em cem dias para o 2º período letivo e cem dias para o 4º período letivo.

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), professor Edmar Costa, após mais de um ano com ajustes no calendário, por conta da última paralisação de docentes, técnicos e discentes, realizada em 2016, a expectativa é de que haja menor sobreposição entre períodos letivos, garantindo, inclusive, um período maior de recesso aos estudantes. “Cumprindo o calendário 2018, sem novas paralisações, os discentes terão 79 dias de férias”, disse.

As atividades acadêmicas dos cursos em regime extensivo, correspondentes ao 2º período letivo, estão programadas de 19 de março a 17 de julho de 2018. Já no 4º período letivo, as aulas iniciam-se no dia 23 de agosto e terminam no dia 21 de dezembro de 2018.

Além dos feriados nacionais e estaduais, que interrompem o calendário acadêmico, constam os feriados específicos de cada localidade, indicados pelos campi. Também foi incluído como feriado no Calendário Acadêmico 2018 da UFPA o aniversário da cidade de Ananindeua, a ocorrer no dia 3 de janeiro.

Regime intensivo de aulas (período intervalar) – Para os cursos de graduação intervalares, que ocorrem em regime intensivo, nos 1º e 3º períodos letivos, estão programados cem dias de aulas. As atividades do 1º período letivo começam no dia 2 de janeiro e encerram-se no dia 28 de fevereiro, e as do 3º período letivo ocorrerão do dia 2 de julho ao dia 31 de agosto.

Outras atividades - O Calendário Acadêmico de 2018 indica, ainda, as fases de Planejamento Pedagógico, registro de atividades no Sistema de controle acadêmico - como a oferta de atividades curriculares e a avaliação dos períodos letivos, tempo de matrícula dos discentes nas atividades acadêmicas, tempo de trancamento, de lançamento de conceitos, de integralização e de colação de grau para os períodos letivos. Consta, ainda, uma única data de publicação de abertura de Processo de Prescrição de Vaga de alunos que ultrapassaram o tempo máximo estabelecido nos respectivos Projetos Pedagógicos dos Cursos, marcada para o dia 27 de maio de 2018.

A programação da Semana do Calouro ocorrerá de 12 a 17 de março de 2018. Também está incluído no Calendário Acadêmico o Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), que será promovido em conjunto pelas Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (Proeg), de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e de Extensão (Proex).

Acesse o calendário completo aqui.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes