Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > I Seminário de Literaturas Estrangeiras cria espaço para diálogo e trocas sobre o tema
Início do conteúdo da página

I Seminário de Literaturas Estrangeiras cria espaço para diálogo e trocas sobre o tema

  • Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 16h07

cartaz seminario Literatura estrangeiras2017

O Núcleo de Estudos em Literatura e Filosofia da UFPA (NELIF) e o Núcleo de Estudos em Literaturas e Artes Anglófonas (NELAA) promoverão, no dia 31 de outubro, o I Seminário de Literaturas Estrangeiras. Além de criar um espaço para o diálogo e as trocas sobre o tema, o evento pretende dar visibilidade às pesquisas realizadas pelos docentes especialistas em literatura estrangeira.

A primeira edição do seminário tem como objetivo aproximar os estudantes de graduação, de pós-graduação, da comunidade externa da Universidade e de interessados de outras áreas, aos modos de pensar as literaturas estrangeiras com base nas pesquisas desenvolvidas por docentes da UFPA e de outras instituições federais.

Organizado pelo NELIF, coordenado pela professora doutora Cláudia Grijó Vilarouca (Letras/Francês-Falem), e pelo NELAA, coordenado pelos professores doutores Otávio Guimarães Tavares e Lídia Alcântara (Letras/Inglês-Falem), o evento pretende abordar literaturas estrangeiras, incluindo as de língua portuguesa de outros países, em sua heterogeneidade, seus diálogos e fronteiras, sob diferentes abordagens e perspectivas.

O professor convidado doutor Gilles Abes, do Departamento de Letras-Francês e membro do Programa de Estudos da Tradução (PGET), da UFSC, tradutor  considerado atualmente um dos grandes especialistas em Baudelaire, apresentará a conferência de abertura do seminário.

Programação do Seminário - Na manhã do dia 31 outubro, terça-feira, serão realizadas a Conferência de Abertura, com o tema “Uma outra leitura de Baudelaire: recepção biográfica a partir da tradução de sua correspondência”, pelo professor doutor Gilles Abes (UFSC); e a Mesa-Redonda 1, com os professores doutores Otávio Tavares (UFPA), “Whitman, fotografia e corpo”, e doutor Carlos Henrique Lopes de Almeida (UFPA), “Cronística do descobrimento da América e reflexos literários”.

Depois do intervalo para o almoço, às 14h, ocorrem a Mesa-Redonda 2, com os professores doutores Celso Vieira (Filosofia/UFPA), “Esse não é o Aquiles: Independência de agência em personagens fictícias”, e Cláudia Vilarouca (UFPA), “Fernando Pessoa e Heidegger acerca da poesia”; a Mesa-Redonda 3, com as professoras doutoras Cristiane Marques (UFPA), “De uma geografia íntima em L'amant de Marguerite Duras”, e Lídia Alcântara (UFPA); “Literatura Anglófona: clássicos e suas adaptações”; e a Mesa de Encerramento, "Literatura estrangeira: relações e futuros intercâmbios".

Para mais informações sobre o I Seminário de Literaturas Estrangeiras e a Palestra e Oficina do professor Gilles Abes, acesse as páginas do NELIF e NELAA.

Palestra e oficina – Além de participar do seminário, o professor Gilles Abes  proferirá uma palestra sobre a poesia de Baudelaire e ministrará uma oficina de tradução literária, no dia 30 de outubro.

As inscrições para a Oficina de Tradução já se encerraram. No entanto a participação na palestra sobre a poesia de Baudelaire e no I Seminário de Literaturas Estrangeiras é livre. Basta comparecer. Essas atividades ocorrerão no Auditório Paulo Mendes, do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), e são gratuitas.

NELIF - O Núcleo de Estudos em Literatura e Filosofia da UFPA (NELIF) visa estabelecer o estudo e o debate acerca das intersecções entre literatura e filosofia pensadas, sobretudo, numa abordagem contemporânea, concentrando-se em: aspectos políticos; leituras do literário com base nas linhas da Filosofia da Arte; leituras do literário, incluindo suas teorias, com base em filósofos ou teorias filosóficas e leituras destes últimos a partir do literário e suas teorias.

Por meio da formação de grupos de estudos, colóquios/seminários, publicações, entre outros, o NELIF promoverá o diálogo entre pesquisadores, professores e estudantes, da graduação e da pós-graduação, das Letras, da Filosofia e de áreas afins, de diferentes IES, que se debruçam sobre temas de interesse para o grupo.

NELAA - O Núcleo de Estudos em Literaturas e Artes Anglófonas (NELAA) está voltado para a pesquisa e o debate acerca da inter-relação, do contato e das trocas entre literatura e artes no que concerne a transposições intertextuais entre diferentes mídias e a assimilações de diferentes modos de operar pelo literário e do literário, tanto em seus aspectos formais, quanto nos culturais.

Tal proposta interdisciplinar procura compreender as produções literárias em diálogo com as artes visuais, os filmes, as artes digitais, a música, o teatro, a dança, as histórias em quadrinhos, entre outras.

O grupo organiza discussões semanais com o intuito de criar um ambiente aberto de interação e debate tanto com base na leitura e discussão de textos teóricos e filosóficos, quanto na exposição e problematização das pesquisas individuais de cada integrante.

Serviço:

  • Palestra “A poesia de Baudelaire”
    Data: 30 de outubro de 2017
    Local: Auditório Paulo Mendes ILC – UFPA
    Hora: 10h às 12h.
  • I Seminário de Literaturas Estrangeiras
    Data: 31 de outubro de 2017
    Local: Auditório Paulo Mendes ILC - UFPA
    Hora: 9h30 às 18h

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página