Página inicial > Ultimas Notícias > VI Jornada de Ecologia Aquática e Pesca ocorre no dia 9 de novembro

VI Jornada de Ecologia Aquática e Pesca ocorre no dia 9 de novembro

• Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 15h51

PPG Ecologia Aquática22

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca (PPGEAP) promove, em 9 de novembro de 2017, a VI Jornada de Ecologia Aquática e Pesca, no Auditório Setorial Básico II da UFPA. O evento, que ocorre anualmente, promove a conexão entre docentes, discentes da graduação e pós-graduação e a comunidade. Com a temática “Ecologia Aquática e Pesca”, o evento será composto de palestras e debates. A jornada é aberta para o público e fornecerá certificado de participação. As vagas limitadas e as inscrições gratuitas vão até 8 de novembro.

Inscrições - Para se inscrever, é preciso enviar um e-mail solicitando informações e inscrição para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Logo, o solicitante receberá a resposta com um formulário de inscrição. Depois do preenchimento e do reenvio, o participante receberá a confirmação da inscrição.

Programação - Às 8h15, o evento começa apresentando e acolhendo os participantes. Em seguida, das 8h30 às 12h30, ocorrem as palestras ”A experiência e a contribuição do PPGEAP na formação de recursos humanos na Amazônia”, com a professora Virág Venekey; “O mito da energia verde - a energia de hidrelétricas”, com o professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Miguel Petrere; e “Sistemas sócioecológicos complexos e a transdisciplinaridade: Um desafio a ser superado!”, apresentada pela doutoranda Esther Mesquita. Depois do intervalo, a programação continua com a exposição “Imposex: estudo de caso na Amazônia”, com a doutoranda Danielle Ribeiro. Ao fim da manhã, será realizada a palestra ”Mapeamento citogenético de DNAs repetitivos em quelônios: Podocnemis expansa e Podocnemis unifilis (Testudines, Podocnemididae)”, ministrada pela mestre Manoella Cavalcante.

Durante a tarde, às 14h, o evento tem continuidade com o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Raul Cruz, falando sobre “Desenvolvimento Sustentável da Pesca: Perspectivas e Soluções”. A seguir, ocorrerão as palestras “Custos de Produção: Teoria e aplicações na atividade pesqueira”, da doutoranda Janayna Galvão; “Influência da sazonalidade na modulação natural de biomarcadores de estresse oxidativo no caranguejo uçá Ucides cordatus (Brachyura, Ucididae)”, com a mestranda Carla Santos. Depois de outro intervalo, o evento segue apresentando “Como larvas do camarão Macrobrachium amazonicum se distribuem em ambiente natural com algum tipo de impacto antrópico?” explicado pela mestranda Miani Quaresma; e a “Diferenciação oocitaria de Hypancistrus zebra: uma espécie ameaçada de extinção”, com a doutoranda Ivana Viana. Para finalizar o evento, será realizada a entrega das premiações e o encerramento.

A Jornada -  Em sua sexta edição, o projeto de extensão visa promover debates entre a comunidade acadêmica e o público em geral. Por isso, segundo o colaborador do Laboratório de Ictiologia do Grupo de Ecologia Aquática da UFPA, Marcelo Andrade, é um momento oportuno para expor trabalhos e pesquisas. “Gosto de dizer que o evento é uma excelente oportunidade para os discentes, e também para os professores, que vêm desenvolvendo pesquisas relacionadas à ecologia aquática e pesca, de divulgarem as pesquisas em andamento, mostrando cenários atuais e futuros frente às constantes alterações ambientais, principalmente àquelas relacionadas à Região Amazônica, palco recorrente de alterações antrópicas”, explica ele.

Mais informações no site do PPGEAP, no Facebook do Programa ou no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA