Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Progep realiza Mapeamento de Processos para otimização de seu atendimento
Início do conteúdo da página

Progep realiza Mapeamento de Processos para otimização de seu atendimento

  • Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 15h02

MAPEAMENTO DE PROCESSOS

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoa (Proegp), com o objetivo de promover a melhoria do atendimento aos servidores da UFPA, vem realizando, desde o início do ano, oficinas com cada uma de suas diretorias. De 24 de outubro até 1º de novembro, das 14 às 18h, na Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), ocorre mais uma das oficinas de Mapeamento de Processos, uma ação que visa promover uma gestão mais eficiente dos processos na Unidade.

Todas as oficinas são ministradas por Aline Teixeira, servidora da UFPA (lotada na Progep) e atual integrante da Comissão do Mapeamento de Processo em toda a Universidade. O objetivo é identificar os pontos a serem melhorados nas práticas atuais e, por conseguinte, a proposição de mudanças que se façam necessárias para promover reorganização e desenho adequado do fluxo de cada um dos processos tramitados na Progep.

Na oficina que será finalizada esta semana, serão mapeados os processos de duas diretorias (subunidades) da Progep: Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida(DSQV) e Diretoria de Desempenho e Desenvolvimento(DDD). O trabalho é realizado pelos servidores lotados nas próprias diretorias, que, baseado no suporte, na supervisão e no acompanhamento de Aline, mapeiam os processos executados em seu dia a dia.

Proposta – Segundo Aline Teixeira, esta oficina é importante por diversos aspectos, tais como: melhorar e padronizar os processos que a Progep executa diariamente; realizar a distribuição mais eficiente dos recursos da organização; incentivar o ambiente de trabalho em equipe e aumentar a integração das informações. A ideia é mapear todos os processos que perpassam pela Pró-Reitoria e, assim, tornar mais transparente e fácil a tramitação das solicitações realizadas pelos servidores.

 “A ideia não é só mapear, mas também verificar como nós podemos melhorar o fluxo desse processo em que se encontram gargalos; como podemos redefini-lo, inclusive com a ajuda de outros envolvidos, outras unidades administrativas e acadêmicas fora da Progep”, acrescenta Aline.

A coordenadora do Capacit, Larissa Melo, participou da oficina que definiu melhor quais são as principais atividades em sua função, as etapas seguidas e o direcionamento tomado em cada uma delas. Para Larissa, a oficina facilita a comunicação interna e externa do Capacit. “A partir deste trabalho, o servidor poderá compreender melhor como funciona a organização de um evento de capacitação, então vai entender, com maior clareza, quais são as etapas que fazem parte dessa atividade, assim como a equipe interna do Capacit poderá se enxergar e compreender melhor o seu papel dentro desse fluxo. Quando somos capazes de visualizar onde eu entro, onde o pedagógico entra, onde nós precisamos atender ao público externo, temos um ganho em qualidade no trabalho”, explica a coordenadora.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página