Página inicial > Ultimas Notícias > Professor da UFPA recebe Prêmio “Profissional da Área da Informação Jurídica”

Professor da UFPA recebe Prêmio “Profissional da Área da Informação Jurídica”

• Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 16h13

CAPA Profissional da Área da Informação Jurídica 1

O professor de Biblioteconomia da UFPA Lucivaldo Barros foi agraciado com o Prêmio Profissional da área da informação jurídica”, durante o V Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas. A premiação, realizada no dia 18 de outubro, no Centro de Convenções de Fortaleza, é uma homenagem prestada aos profissionais de destaque na Documentação Jurídica  em todo o Brasil.

Profissional da Área da Informação Jurídica 2Os vencedores são escolhidos  pela comunidade de profissionais do ramo. Nesta edição, por meio de uma enquete nacional realizada nas redes sociais, o professor Lucivaldo foi indicado em razão de um conjunto de realizações, entre elas a publicação de dezenas de livros e artigos na área da informação jurídica.

Além disso, a criação e a oferta da disciplina Documentação Jurídica, ministrada pelo professor Lucivaldo, foram fatores fundamentais para a conquista do prêmio.  Em 1993, a UFPA foi a primeira universidade no Brasil a implantar a disciplina na grade curricular do Curso de Biblioteconomia. Essa experiência serviu de exemplo para que outras universidades no País criassem disciplinas semelhantes.

Para o professor Lucivaldo, a premiação demonstra a importância da oferta da disciplina, fortalecendo o papel do curso em prol da organização e do tratamento do material informacional na área do Direito. “Isso representa, para a UFPA, um reconhecimento de ter no currículo do Curso de Biblioteconomia uma das disciplinas mais importantes no tratamento técnico da informação”, declara o professor.

Profissional da Área da Informação Jurídica 1Sobre o premiado - Pós-Doutorado em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal), o professor Lucivaldo Barros é professor adjunto da UFPA, vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, à Faculdade de Biblioteconomia, na qual ministra disciplinas na graduação e na pós-graduação. Além disso, Lucivaldo exerce o cargo de Analista do Ministério Público da União - área Biblioteconomia, lotado na Procuradoria da República no Estado do Pará.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA