Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento realiza evento comemorativo
Início do conteúdo da página

Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento realiza evento comemorativo

  • Publicado: Sábado, 04 de Novembro de 2017, 17h50

PPGTPC

O Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) comemora 30 anos na próxima segunda-feira, 6 de novembro de 2017. Neste dia, ocorrerá uma mesa-redonda, às 8h30, no Auditório Vivaldo Reis Filho, no Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (Prédio 1). A mesa será composta pelos professores José Carlos Simões Fontes, idealizador do PPGTPC, Antônio Virgílio Bittencourt Bastos, representante da Psicologia na Capes, e pelo reitor da UFPA e ex-coordenador do PPGTPC, Emmanuel Tourinho.

Ao longo do evento, os integrantes da mesa abordarão a importância histórica e atual do PPGTPC, bem como os seus desafios e os desafios da própria pós-graduação brasileira para os próximos anos. Primeiramente, o professor José Carlos Simões Fontes falará sobre a origem do programa. Logo após, o professor Antônio Virgílio Bittencourt Bastos vai ponderar sobre o desenvolvimento do PPGTPC por meio das avaliações institucionais promovidas pela Capes. Para finalizar, o reitor Emmanuel Zagury Tourinho discorrerá sobre as perspectivas institucionais da pós-graduação no País.

PPGTC – O PPGTPC foi criado de maneira embrionária em 1987, ainda como curso de Mestrado Acadêmico em Psicologia: Teoria e Pesquisa do Comportamento. Hoje, como parte do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC), o programa atua nos níveis de Mestrado e Doutorado, tendo recebido a nota 5 nas duas últimas avaliações da Capes (triênio 2010-2012 e quadriênio 2013-2016).

Sendo um programa de pós-graduação de caráter interdisciplinar, voltado para o estudo do comportamento, tendo como objetivo formar profissionais em nível de excelência na área, o curso tem recebido alunos de diversas habilitações, diferentes Estados e até de outros países da América Latina, especialmente pormeio de um convênio com a OEA.

O Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento possui duas áreas de concentração: Psicologia Experimental e Ecoteologia. Na primeira área, são trabalhadas as linhas de pesquisas “Análise Experimental do Comportamento: Bases Experimentais e Histórico-Conceituais” e “Desenvolvimento de Tecnologia Comportamental”. Na segunda, as linhas de pesquisa são “Ecologia do Desenvolvimento Humano” e “Etologia e Comportamento Animal”.

O curso tem como objetivo formar pesquisadores qualificados de nível internacional especializados no fenômeno comportamental, capacitando-os tanto para produzir conhecimento científico rigoroso, quanto para realizar intervenções efetivas em busca de soluções para problemas sociais envolvendo o comportamento. Os projetos vinculados atualmente ao programa vão desde a pesquisa básica sobre as bases neurológicas e farmacológicas da aprendizagem até a criação de tecnologia comportamental voltada para o atendimento de autistas, idosos e crianças em situação de risco.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página