Página inicial > Ultimas Notícias > Complexo Hospitalar da UFPA mobiliza a população com mutirões para a prevenção da saúde

• Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2017, 14h57

Complexo Hospitalar

O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), formado pelos hospitais universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS), em parceria com várias organizações e entidades, participa de dois mutirões da saúde nesta sexta-feira, 10, e no sábado, 11, voltados para a população ribeirinha e da capital paraense. A expectativa é atingir mais de duas mil pessoas com uma série de serviços, entre eles, exames laboratoriais, triagem dermatológica para hanseníase e orientação sobre a prevenção e o tratamento do diabetes e suas consequências.

A ação desta sexta-feira é denominada Ebserh Solidária, realizada nacionalmente pela Ebserh, responsável pela administração de 39 hospitais universitários do País. A iniciativa visa levar ações de prevenção e promoção da saúde para locais com dificuldades de acesso. No Pará, o Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh faz o I Mutirão Solidário Ebserh na Ilha do Combu, das 8h às 12h, tendo como público-alvo moradores de quatro ilhas do arquipélago localizado às margens do rio Guamá, em frente da UFPA: Combu, Papagaio, Murutucu e Grande. A expectativa é atingir cerca de 200 ribeirinhos.

O atendimento consiste em orientação sobre a saúde do idoso e nutricional para prevenção de doenças, triagem dermatológica, educação em saúde para doença de Chagas, triagem para diabetes e educação em saúde, exames laboratoriais e prevenção do câncer de boca. Para tratar de forma lúdica sobre a prevenção da saúde, foi convidado o grupo Enfermágicos, formado por estudantes da Faculdade de Enfermagem da UFPA.

O superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, o médico e sociólogo Paulo Roberto Amorim, informa que o mutirão solidário da Ebserh e, consequentemente, do Complexo Hospitalar da UFPA, “é um olhar além dos prédios hospitalares, para garantir o serviço de saúde à população mais carente, desprovida de assistência médica por causa também da dificuldade de acesso à localidade onde vive”.

Diabetes – No mutirão de sábado, 11, que acontece no shopping Castanheira, na BR-316, das 10h às 20h, o foco é a população em geral de Belém, tendo como principal tema o Diabetes e suas consequências. O Mutirão do Diabetes tem o objetivo de reduzir a estatística de pessoas cegas precocemente, de 40 a 50 anos de idade, por falta de cuidado dos pacientes, seja ele clínico, endocrinológico, nefrológico, oftalmológico.

A coordenação é do médico oftalmologista Edmundo Almeida, do Bettina Ferro de Souza,  e conta com vários parceiros: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Sociedade Brasileira de Nefrologia-Regional Pará, Associação Paraense de Retina e Vítreo, Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Associação Brasileira dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará (ARCT-PA). A equipe multidisciplinar é formada também por voluntários da Enfermagem, Nutrição e por fisioterapeutas.

Para a diretora da ARCT-PA, Belina Soares, a expectativa com a oferta de serviços referentes ao Diabetes e suas consequências é promover conhecimento às pessoas que têm diabetes e não sabem. Ela ressalta que o mutirão “é de fundamental importância, porque 60% dos pacientes da ARCT-PA que fazem hemodiálise são diabéticos e alguns chegaram a essa situação por falta de prevenção”.

Texto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh

Foto: Alexandre de Moraes