Página inicial > Ultimas Notícias > Laboratório Pedagógico de Matemática promove I Feira de Matemática em escola de Marituba

• Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2017, 15h12

matematica

O Laboratório Pedagógico de Matemática da Educação Básica da UFPA, em parceria com a Escola Nossa Senhora do Rosário, realizará a I Feira de Matemática da escola (I FEMAT), em Marituba, nos dias 13 e 14 de novembro. Com o objetivo de incentivar, socializar e divulgar experiências, pesquisas e atividades matemáticas dos alunos e professores da escola, a I FEMAT contará com a exposição e apresentação de 51 trabalhos. Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão de Escola Básica, o evento é coordenado pela professora Iza Helena Araújo e pelo professor Lindomar Pimentel.

Programação - Voltado para alunos, professores e funcionários da escola e visitantes do entorno e de outras instituições de ensino, a programação conta com palestra, apresentações de trabalhos e minicursos. No primeiro dia, o evento inicia-se às 9h, com a montagem dos estandes e o credenciamento dos participantes. De tarde, às 18h, serão realizados minicursos para professores, com os seguintes temas: Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental; Matemática do Ensino Médio; Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos.

O segundo dia começará às 8h30, com uma cerimônia de abertura, seguida da palestra “Feiras de Matemática: estudo e pesquisa na educação básica”. Depois, às 10h, será realizada a exposição dos trabalhos e a visitação pública. Após o desmonte dos estandes, a comissão de Avaliação premiará os melhores trabalhos e o evento será encerrado com uma assembleia composta por participantes da feira, somada de uma atividade cultural.

Importância e Objetivos - Além de ter pouca participação em feiras nacionais, o Pará apresenta baixos resultados em Matemática, em exames de cunho nacional. Assim, a I FEMAT rosariana visa instigar os alunos a pesquisar, entender e expor conhecimentos matemáticos. Na feira, a UFPA tem o papel de colaborar com os trabalhos dos alunos, também auxilia a formação continuada dos professores da rede, por meio de debates, ensino e capacitação. Os professores universitários também aumentarão seu conhecimento sobre a realidade do processo de ensino e aprendizagem da disciplina escolar matemática.

Feira Nacional de Matemática - Como parte da Comissão Permanente das Feiras de Matemática, a I FEMAT selecionará dois trabalhos apresentados para serem expostos na VI Feira Nacional de Matemática, em Rio Branco, no período de 23 a 25 de maio de 2018. Deste modo, a coordenação da Feira de Matemática rosariana buscou realizar todas as atividades conforme o regimento nacional, objetivando, também, com base nesta experiência, dar subsídios para a realização, nos anos subsequentes, de Feiras de Matemática municipais, regionais e, consequentemente, da I Feira Estadual de Matemática do Pará.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google