Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Soure inaugura Núcleo de Assistência Estudantil

Campus de Soure inaugura Núcleo de Assistência Estudantil

• Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2017, 15h14

soure capa

Os estudantes do Campus de Soure contam, agora, com um espaço qualificado para atendimento e acesso aos programas de Assistência Estudantil que a Universidade Federal do Pará dispõe para os discentes. O Núcleo de Assistência Estudantil (NAEst) do Campus foi inaugurado nesta quarta-feira, 08 de novembro de 2017, em cerimônia com as presenças do coordenador do Campus, professor Anderson Maia, do vice-coordenador, professor Luiz Marcelo Pinheiro, e da representante da Superintendência de Assistência Estudantil, pedagoga Ana Clotildes Colares.

soure2Estruturação- O Núcleo de Assistência Estudantil vai funcionar no prédio das coordenações dos cursos e será um lugar de acolhimento. Os alunos serão atendidos por uma profissional cedida pela prefeitura do município de Soure e por três bolsistas da Superintendência de Assistência Estudantil. Os estudantes do campus poderão solicitar todos os serviços e programas como tratamento de saúde, acompanhamento psicopedagógico e retirar dúvidas sobre como participar e inscrever-se em auxílios e bolsas disponíveis.

soure1Nova etapa- Para o coordenador do campus, professor Anderson Maia, o trabalho que será realizado pelo Núcleo de Assistência Estudantil vai beneficiar os alunos em vulnerabilidade. “Não é possível dimensionar o alcance que tem a formação de um aluno pela Universidade nesta região, por isso necessitamos de ações de permanência dos estudantes para que concluam seus cursos. Aqui no Campus de Soure, nós formamos pessoas que vão formar outras pessoas, então nossos alunos vão devolver para sociedade o que aprendem. Este Núcleo de Assistência significa uma nova etapa na atenção ao aluno e mudança no histórico de demandas do Campus”, afirmou o coordenador.

soure1Parceria- O Núcleo de Assistência Estudantil do campus de Soure é resultado de parceria entre a coordenação do campus, a prefeitura do município e a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst). A prefeitura, além de ceder a técnica para atuar no Campus, colocou à disposição a rede de atendimento sócio assistencial para que os discentes sejam encaminhados. A Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA dará apoio com a equipe técnica de pedagogas, assistentes sociais e psicólogas.

A representante da SAEst, Ana Clotilde Colares, posicionou-se afirmando que a criação do NAEst é um marco na vida dos alunos. “Estamos muitos contentes porque o Campus de Soure é um dos que mais precisavam e este é o primeiro Núcleo de Assistência Estudantil que inauguramos com esta gestão. Então, Soure está dando exemplo em ser pioneiro em criar este espaço porque a nossa preocupação, na Superintendência de Assistência, são os alunos vulneráveis. Não viemos apenas para inaugurar, vamos estar presente com nossos profissionais dando todo o suporte para que este Núcleo possa se fortalecer e garantir direito para os estudantes”, ressaltou Ana Clotilde.

soure5Visitas domiciliares- Na agenda dos profissionais da SAEst, durante a permanência no Campus de Soure, constaram palestras para os alunos sobre os programas de Assistência Estudantil, atendimento psicopedagógico e visitas domiciliares aos alunos participantes do Programa Permanência, do Auxílio Emergencial e do Programa Bolsa Permanência do Ministério da Educação. Foram três dias de visitas que incluíram o município de Salva Terra, o distrito de Joanes e comunidades de populações tradicionais e quilombolas de Soure.

As visitas realizadas pela equipe da SAEst permitem dar suporte para os profissionais e bolsistas que vão trabalhar no Núcleo de Assistência Estudantil do campus de Soure para que possam conhecer melhor a realidade do aluno que procura atendimento.

Acesse aqui a SAEst.

Texto Ana Lúcia Oliveira / Comunicação SAEST/UFPA