Página inicial > Ultimas Notícias > Evento comemora os 150 anos do Grêmio Literário Português

Evento comemora os 150 anos do Grêmio Literário Português

• Publicado: Sábado, 11 de Novembro de 2017, 14h40

08.11.2017 150 Anos do Grêmio Literário Português Foto Alexandre de Moraes site2

Foi aberto no último dia 8 de novembro, na sede social do Grêmio Literário e Recreativo Português, o Congresso dos 150 anos da Instituição, promovido em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), como um evento para a realização de debates acadêmicos sobre a relação Brasil-Portugal na área das Letras. Estiveram presentes ao ato representantes da diretoria do Grêmio, da Administração Superior da UFPA, do Consulado de Portugal em Belém, bem como professores e alunos da graduação e da pós-graduação da Universidade.

biblioteca5O evento celebra, ainda, a mais antiga biblioteca associativa da cidade, que possui em seu acervo 40 mil volumes, dos quais 70% são de obras raras, além de periódicos e manuscritos. “Precisamos dar mais visibilidade à nossa biblioteca para que o público conheça o rico acervo que existe aqui. O apoio da Universidade tem sido fundamental, com a sua experiência acadêmica na realização de eventos como este”, disse o presidente do Grêmio Literário e Recreativo Português, Alírio Gonçalves.

Segundo a professora da UFPA, Germana Sales, que compõe a comissão organizadora do Congresso, o Grêmio abriga em sua sede social uma das mais importantes bibliotecas do país, sendo fonte para diversas pesquisas acadêmicas, sobretudo nas áreas de Letras e História. “Em Belém, os portugueses foram empreendedores, formaram empresas comerciais,  estabelecimentos de vendas de livros, criaram jornais, mas a maior herança deixada está materializada na biblioteca Franco Pacheco. Tal preciosidade justifica a homenagem que realizamos durante esta semana, com a concretização deste evento, que mobilizou, para a sua preparação e realização, a cooperação de muitas pessoas merecedoras dos nossos agradecimentos”.

08.11.2017 150 Anos do Grêmio Literário Português Foto Alexandre de Moraes site4A relação Brasil-Portugal - Para o Reitor Emmanuel Tourinho, a comemoração dos 150 anos do Grêmio ocorre, sobretudo, em razão da herança cultural recebida pelo estado do Pará e da interação cada vez mais forte entre pesquisadores portugueses e luso-brasileiros. “A história do Grêmio é também uma boa parte da história do nosso estado, na promoção das artes e da cultura. A biblioteca do Grêmio é extraordinária, detém muitas obras históricas de grande interesse para os estudiosos das Letras na Amazônia. Fico feliz que o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA tenha tido a iniciativa de promover este evento, que é uma homenagem a esta Instituição e ao papel que desempenha no desenvolvimento cultural no nosso estado”, ressaltou.

08.11.2017 150 Anos do Grêmio Literário Português Foto Alexandre de Moraes site5Emmanuel Tourinho completou, ainda, falando das novas parcerias que surgem com instituições de ensino e pesquisa portuguesas, como a recente Cátedra “João Lúcio de Azevedo”, criada a partir da assinatura de um protocolo de cooperação entre a UFPA e o Instituto Camões. “Nós esperamos para os próximos anos intensificar esse trabalho conjunto de pesquisadores da UFPA e de pesquisadores portugueses. Nós temos hoje um ambiente que é muito favorável ao estabelecimento de novos laços de cooperação, seja porque as nossas universidades estão sendo estimuladas a buscar a internacionalização, seja porque as universidades portuguesas hoje estão mais abertas e interessadas nessa interação com os grupos brasileiros. Nesse sentido, tenho certeza que conseguiremos muitos avanços”.

08.11.2017 150 Anos do Grêmio Literário Português Foto Alexandre de Moraes sitePara o Vice-Cônsul de Portugal em Belém, Francisco Brandão, o Pará é um eixo de referência no relacionamento com Portugal. “A UFPA tem um papel importante nesse processo, assim como o Grêmio Literário e Recreativo Português, que transcende as suas portas com sua força cultural aqui. São Instituições parceiras do Consulado que, por meio do associativismo e da boa vontade, possibilitam-nos construir essa boa relação”, afirmou.

Programação - As relações de cooperação entre Brasil e Portugal na esfera das Letras foram o foco da programação até esta sexta-feira, dia 10, no Campus da UFPA em Belém. Foram realizadas conferências, mesas-plenárias e sessões coordenadas de comunicação para discutir questões relativas aos estudos literários entre os dois países, incluindo temas como a presença dos romances portugueses em gabinetes de leitura, literatura, cultura e imprensa oitocentista.

Entre os palestrantes convidados destacam-se o professor Carlos Reis (Universidade de Coimbra), a professora Vânia Chaves (Universidade de Lisboa), a professora Gilda Santos (Gabinete Real Português de Leitura), a professora Elza Miné (UFPA), entre outros.

A comissão organizadora do evento foi composta pelas professoras Maria de Fátima do Nascimento, Marlí Tereza Furtado, Juliana Maia de Queiroz, Lucilena Gonzaga e Germana Araújo Sales, e das alunas Márcia do Socorro da Silva Pinheiro, Sara Vasconcelos Ferreira, Juliana Yeska Torres Mendes, Jeniffer Yara de Jesus e Lueny França, além do aluno Adauto Bittencourt Filho.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes