Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Centenas de pessoas são atendidas no Mutirão do Diabetes do Hospital Universitário Bettina Ferro
Início do conteúdo da página

Centenas de pessoas são atendidas no Mutirão do Diabetes do Hospital Universitário Bettina Ferro

  • Publicado: Quarta, 15 de Novembro de 2017, 15h10

Mutirão diabetes

O Mutirão do Diabetes, realizado no último dia 11 de novembro, levou centenas de pessoas ao shopping Castanheira, em Ananindeua, para buscar informações sobre a doença, assim como para fazer o exame de glicemia e oftalmológico. A realização foi do Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Ebserh, em parceria com várias organizações de saúde. A programação fez parte do Projeto Mutirão do Diabetes, que tem por objetivo alertar a população sobre a prevenção da doença e suas consequências, bem como contribuir para a redução do número de pessoas cegas precocemente, de 40 a 50 anos de idade, por falta de cuidado, seja ele clínico, endocrinológico, nefrológico e oftalmológico. A programação de encerramento das ações do projeto encerra-ser neste domingo, 19, com a Pedalada Azul.

Diabética do tipo 2 há cerca de dez anos, a dona de casa Sandra Maria Silva, de 56 anos, foi à programação em busca de atendimento por causa de problema na visão. De acordo com a dona de casa, como a consulta dela na Unidade de Saúde de Águas Lindas está marcada somente para dezembro, viu na ação a oportunidade de antecipar a avaliação oftalmológica. “Venho sentindo a minha visão turva e, como a minha consulta é só em dezembro, vim logo aqui para ver o que é isso. Eu tô achando ótimo esse mutirão, porque se não fosse assim não saberia logo que estou com suspeita de glaucoma e  preciso ser acompanhada de perto por um oftalmologista”, disse.

ilhas Idoso Seu João MutirãoEbserh 4Outro que não perdeu tempo e saiu cedo de casa foi o aposentado João Alencar, que descobriu ter diabetes há cerca de um ano. Ele faz acompanhamento médico e queria passar por avaliação oftalmológica e receber informação sobre a enfermidade, como o cuidado que deve ter com os pés. “Eu estou achando esse atendimento fora do comum. Recebi um tratamento excelente, fiz todos os exames e agora depende de mim seguir as recomendações para eu ter uma vida com qualidade, mesmo sendo diabético”, enfatizou.

Pesquisa deste ano do Ministério da Saúde aponta que o número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos dez anos, passando de 5,5% da população, em 2006, para 8,9%, em 2016. A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) revela também que as mulheres registram mais diagnósticos da doença, esse grupo passou de 6,3% para 9,9% no período, contra índices de 4,6% e 7,8% registrados entre os homens.

Epaminondas mutirãoPlanejamento - Quem deu o ar da graça foi o humorista Cláudio Rendeiro, que, por meio do personagem Epaminondas Gustavo, um ribeirinho com o jeito do paraense, tem ajudado com o repasse de informações sobre a doença. O ator é diabético e aderiu à ação para alertar sobre o valor da informação para a prevenção. Ele ressalta o quanto é importante “a pessoa cuidar da alimentação e procurar o médico regularmente, porque o Diabetes é uma doença silenciosa e, se não pode prevenir, então pode controlar, é só se cuidar”.

ilhas MutirãoEbserh 6Para a coordenação, o mutirão atingiu suas expectativas registrando um atendimento de mais de 800 pessoas. Membro da coordenação do Mutirão e do Setor de Reabilitação do HUJBB, Ana Flávia Endres Nunes avaliou positivamente a ação, por considerar que todos os serviços de orientações previstos: nutricional, oftalmológica, fisioterápico, de exame laboratorial e de verificação de pressão foram realizados. “Foi uma união de profissionais, alunos e parceiros de organizações que trabalham pela prevenção do Diabetes, baseados em um planejamento construído minuciosamente. Todos, sem exceção, estão de parabéns”, frisou.

Foram parceiras da ação: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Sociedade Brasileira de Nefrologia-Regional Pará, Associação Paraense de Retina e Vítreo, Sociedade Brasileira de Retina e Vítrio, Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Associação Brasileira dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará (ARCT-PA). A equipe multidisciplinar é formada também por voluntários da Enfermagem, Nutrição e Fisioterapeutas.

Texto e fotos: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.

registrado em:
Fim do conteúdo da página