Página inicial > Ultimas Notícias > IV Colóquio Kant e o Kantismo apresentará trabalhos com temáticas voltadas para a Antropologia

• Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2017, 18h14

kant

Seguem abertas as inscrições para ouvintes no IV Colóquio Kant e o Kantismo, que ocorrerá de 22 a 24 de novembro. O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa Kant e o Kantismo, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nesta edição, será abordada a temática “Kant e a Antropologia”, com o objetivo de apresentar estudos que girem em torno da concepção antropológica do filósofo, dirigida ao homem empírico ou histórico.

Segundo o prof. Pedro Paulo Coroa, um dos organizadores do colóquio, a obra de referência para o atual evento é “Antropologia de um ponto de vista pragmático”, que, com a “Crítica da Razão Pura” (1781), compõe o sistema crítico kantiano e influencia os estudos em todas as áreas de conhecimento há mais de 200 anos.

"Ela [Crítica da Razão Pura] é referência inevitável e até incômoda, tanto para os que a ela se dedicam positivamente quanto para os que buscam falhas e limitações. Kant fixou as bases definitivas para os debates filosóficos relativos à ciência, à ética e à estética. Além, é claro, da Antropologia e da História Universal. Por isso várias disciplinas da graduação e da pós-graduação têm Kant como base de sustentação”, afirma o professor

As atividades  do IV Colóquio ocorrerão no Auditório Minoru Matsumoto (Laboratório de Filosofia),  altos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFPA), Campus Básico–Guamá. A programação consiste em sessões, pela manhã e pela tarde, com a exposição de trabalhos de docentes convidados (conferencistas), docentes da graduação e da pós-graduação, além de dois representantes de outras instituições. Todos estarão distribuídos em mesas de comunicação.

Parcerias - O grupo de pesquisa mantém parcerias com outras instituições de ensino superior, como a Universidade Federal de Uberlândia e a Universidade Estadual de Marília. “Em nosso grupo de pesquisa, estão inseridos colegas pesquisadores de outras instituições superiores, como nós, também, estamos nos deles”, comenta o pesquisador.

As inscrições encerram dia 22 deste mês, quarta-feira. O evento é aberto a discentes e a pesquisadores das Ciências Sociais, da Antropologia e de áreas afins. Quanto à certificação, os ouvintes vão recebê-la em função da presença registrada por assinatura na lista de cada sessão.

IV Colóquio Kant e o Kantismo
Data: 22 a 24 de novembro