Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Diretório Central dos Estudantes da UFPA promove campanha em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra
Início do conteúdo da página

Diretório Central dos Estudantes da UFPA promove campanha em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra

  • Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2017, 18h33

dandara

Em 20 de novembro, mesmo dia da morte de Zumbi dos Palmares em 1695, é celebrado, no Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra. Por isso, juntamente com outras entidades, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPA, por meio da sua Diretoria de Negros e Negras, se soma na construção de uma reflexão sobre a consciência negra no país, homenageando, com a campanha “Novembro Negro na UFPA”, figuras importantes da luta e resistência da população Afrodescentende.

O Dia Nacional da Consciência Negra representa uma conquista histórica do movimento negro no país e se propõe a ser um momento de profunda reflexão sobre os barreiras históricas e sociais que impedem o reconhecimento do negro na sociedade brasileira. O mês no qual este dia está inserido recebe o nome de Mês da Consciência Negra ou Novembro Negro.

Por meio da campanha Novembro Negro na UFPA, o DCE pretende não apenas abordar questões como racismo e democracia racial, mas igualmente fazer com que a história de negros, que contribuíram para a mudança social por meio da luta antirracista, seja mais conhecida pela comunidade acadêmica.  

A diretora do DCE, Amanda Pimentel, aponta que não se pode esquecer que, para além de toda violência física e emocional empreendida pelo racismo, a invisibilização das formas de vida negra, na tentativa de universalizar a vida a partir dos olhares do branco, é uma de suas marcas mais fortes. “Por isso, é tão importante resgatarmos a história de negros e negras, valorizando a diversidade e contribuindo assim, para a construção de um mundo menos hierárquico e mais igual”, declara.

A Campanha “Novembro Negro na UFPA” está sendo divulgada na página oficial do DCE UFPA no Facebook, onde pode-se conferir um pouco mais da história de grandes personagens da luta contra o racismo no mundo, no Brasil e na Amazônia.

Texto e Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página