Página inicial > Ultimas Notícias > Diretório Central dos Estudantes da UFPA promove campanha em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra

• Publicado: Quinta, 16 de Novembro de 2017, 18h33

dandara

Em 20 de novembro, mesmo dia da morte de Zumbi dos Palmares em 1695, é celebrado, no Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra. Por isso, juntamente com outras entidades, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPA, por meio da sua Diretoria de Negros e Negras, se soma na construção de uma reflexão sobre a consciência negra no país, homenageando, com a campanha “Novembro Negro na UFPA”, figuras importantes da luta e resistência da população Afrodescentende.

O Dia Nacional da Consciência Negra representa uma conquista histórica do movimento negro no país e se propõe a ser um momento de profunda reflexão sobre os barreiras históricas e sociais que impedem o reconhecimento do negro na sociedade brasileira. O mês no qual este dia está inserido recebe o nome de Mês da Consciência Negra ou Novembro Negro.

Por meio da campanha Novembro Negro na UFPA, o DCE pretende não apenas abordar questões como racismo e democracia racial, mas igualmente fazer com que a história de negros, que contribuíram para a mudança social por meio da luta antirracista, seja mais conhecida pela comunidade acadêmica.

A diretora do DCE, Amanda Pimentel, aponta que não se pode esquecer que, para além de toda violência física e emocional empreendida pelo racismo, a invisibilização das formas de vida negra, na tentativa de universalizar a vida a partir dos olhares do branco, é uma de suas marcas mais fortes. “Por isso, é tão importante resgatarmos a história de negros e negras, valorizando a diversidade e contribuindo assim, para a construção de um mundo menos hierárquico e mais igual”, declara.

A Campanha “Novembro Negro na UFPA” está sendo divulgada na página oficial do DCE UFPA no Facebook, onde pode-se conferir um pouco mais da história de grandes personagens da luta contra o racismo no mundo, no Brasil e na Amazônia.

Texto e Arte: Divulgação