Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

PT EN ES

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Presidente da Andifes participa de debate sobre a situação financeira das Universidades Federais
Início do conteúdo da página

Presidente da Andifes participa de debate sobre a situação financeira das Universidades Federais

  • Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2017, 18h06

Debate Camara deputados Andifes 1 1

Foi realizada, na manhã de hoje, 21 de novembro, uma Comissão Geral, no plenário da Câmara dos Deputados em Brasília, para debater, em nível nacional, os cortes nos orçamentos das Universidades Federais e da Ciência e Tecnologia.

O debate contou com a participação do reitor Emmanuel Tourinho, presidente da Andifes; do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira; do presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich; da reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura; do reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Francisco Brandão Ferreira; do professor da Universidade de Brasília Raimundo Luiz Silva Araújo; da reitora da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), Maria Cristina de Assis; do representante da Universidade de Castelo Branco (UCB), Armando Leite Ferreira; da presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Mariana Dias; e da presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Tamara Naiz.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Emmanuel Zagury Tourinho, o objetivo é defender as condições de funcionamento das universidades públicas federais. “Ressaltamos o relevante papel cumprido pelas universidades públicas federais em sua missão social, acadêmica e científica, que, a despeito das adversidades, mantêm-se como referência no País, na América Latina e no mundo. Debates como esse reforçam nossa busca pelo reequilíbrio orçamentário e financeiro das universidades e a recomposição de seus orçamentos”.

De acordo com a presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais, deputada Margarida Salomão (PT-MG), o debate vai alertar os parlamentares sobre a importância de destinarem emendas para a área. “Nós devemos colocar força no encaminhamento de emendas impositivas, as emendas temáticas das comissões, para suplementar o valor destinado à educação, que, no total do orçamento, é ridiculamente pequeno”, declarou.

Informações do site www.andifes.org.br

Foto: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página