Página inicial > Ultimas Notícias > Aula pública promove o diálogo sobre as questões contemporâneas que envolvem a mulher

• Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 18h06

aula pública gedai

O Grupo de Estudos, Mediações, Discursos e Sociedades Amazônicas (GEDAI) irá promover uma aula pública, dia 27 de novembro, para debater acerca das questões contemporâneas que envolvem a mulher do século XXI. A proposta é construir um diálogo aberto com a comunidade, enquanto relaciona a mulher com os desafios da Amazônia, das cidades latino-americanas, os problemas políticos no Brasil e no mundo, entre outras questões que se referem a feminilidade no nosso dia-a-dia. A aula, que acontecerá no Auditório Paulo Mendes, do Instituto de Letras e Comunicação (ILC/UFPA), compõe o V Seminário Internacional de Pesquisa do GEDAI.

Ser Mulher - Mas, afinal, o que é uma mulher? Tal pergunta é um dos problemas filosóficos que está em maior evidência nos dias de hoje. Seja em enredo de filmes ou em personagens de novelas, como pauta de movimentos sociais ou problema de investigação científica, o “ser mulher” é uma das questões mais debatidas nas sociedades contemporâneas. E a questão é ainda mais complexa quando se procura uma resposta em um território como a América Latina.

“Além dessa questão, que é fundamental ser discutida nos dias de hoje, esse também é um momento importante, pois vamos apresentar nossas pesquisas que estão em andamento, que estão desenvolvidas em todos os níveis: na iniciação científica (PIBIC), nos TCCs, nas dissertações e nas teses. É um momento em que a gente procura fazer a ciência sair das nossas salas de pesquisa e dialogar com a comunidade acadêmica e de Belém”, afirma Ivânia Neves, professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e coordenadora do GEDAI.

Programação – Além das presenças das professoras da UFPA Ivânia Neves, Tânia Sarmento Pantoja e Juliana Queiroz, a aula ainda terá a participação da pesquisadora Ana Pizarro, da Universidad de Santiago del Chile, referência em estudos da literatura e da cultura latino-americana. Seus estudos procuram evidenciar as marcas do “ser mulher” desde a época da colonização até os dias atuais, uma vez que estão presentes nas diferentes populações deste continente até os dias de hoje.

O evento também exibirá o documentário “O areal”, do diretor e roteirista chileno Sebastián Sepúlveda. A obra narra a história da comunidade de Guajará, surgida na Amazônia brasileira há mais de 200 anos, e sua relação com um areal, localizado em suas proximidades, considerado como um local de espíritos, mas que é ameaçado pela construção de uma ponte que unirá a comunidade a civilização urbana.

V Seminário Internacional de Pesquisa do GEDAI
Data: 27 de novembro de 2017
Hora: A partir das 14h
Local: Auditório Paulo Mendes, Instituto de Letras e Comunicação (ILC/UFPA)