Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade recebe evento latino-americano de Ciências Sociais

Universidade recebe evento latino-americano de Ciências Sociais

• Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 18h17

cropped IDENTIDADE SIALAT

Este ano, Belém será novamente a capital latino-americana das ciências sociais. Nos próximos dias 27, 28 e 29 de novembro, será realizada na Universidade Federal do Pará (UFPA) a segunda edição do Seminário Internacional América Latina: Políticas e Conflitos Contemporâneos (SIALAT). O evento é inovador ao fomentar uma revisão de saberes cristalizados, estimular a busca de esquemas interpretativos novos, proporcionar a revisão de conceitos e a produção de leituras críticas por meio de estudos comparativos e do ensino de processos insurrecionais que atravessam toda a América Latina.

Com realização do Grupo de Pesquisa sobre Território, Trabalho e Mercados Globalizados, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (Gettam/Naea/UFPA), coordenado pela professora doutora Edna Maria Ramos de Castro, o II Sialat tem como público-alvo professores e pesquisadores de programas de pós-graduação, grupos de pesquisa, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, gestores púbicos, movimentos sociais, profissionais e interessados em geral nos estudos latino-americanos e nas temáticas abordadas.

Segunda edição - O Sialat envolverá várias atividades de caráter científico, tecnológico e cultural, sendo composto por conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho com apresentação de artigos e pôsteres, minicursos, mostra de filmes sociológicos e etnográficos, bem como uma diversificada programação cultural.

A primeira edição, realizada em 2015, registrou aproximadamente 500 participantes. A expectativa é que, este ano, cerca de 900 pessoas participem do encontro, que já conta com o número de 749 trabalhos para serem apresentados em 13 grupos de trabalho.

Objetivo - A proposta do evento é debater situações comuns que atravessam, nos dias atuais, os países da América Latina, com base em resultados de pesquisas produzidas em universidades, em institutos de pesquisa, em programas de pós-graduação e outras instituições reconhecidas pela sua excelência. Além disso, procura-se incentivar o aprofundando o debate crítico sobre as políticas, os conflitos sociais, o processo histórico de transformação considerando as práxis sociais, as lutas sociais e os movimentos sociais, inclusive das conjunturas de crise econômica e política.

Desta forma, a organização busca propiciar o intercâmbio de ideias, estudos, pesquisas e debates na análise de experiências de governos e de organizações da sociedade civil em relação às políticas públicas e incrementar o intercâmbio acadêmico-científico tomando como referência os próprios programas de pós-graduação no campo do desenvolvimento e de temas a ele correlatos, bem como o entendimento do Brasil para além dele mesmo, para fomentar olhares críticos sobre as narrativas ocidentais que têm predominado na interpretação da sociedade brasileira.

Cabe ainda ressaltar a contribuição do evento para ampliar os interesses de pesquisadores e aumentar a inserção dos programas de pós-graduação nos estudos internacionais, com intercâmbios direcionados à América Latina, o que constitui uma lacuna nos centros de formação localizados no Brasil, sobretudo tributários da ciência produzida na Europa e nos Estados Unidos, exigindo um esforço complementar de formação de agendas.

II Seminário Internacional América Latina: Políticas e Conflitos Contemporâneos (Sialat)
Data/Local: Dias 27 a 29 de novembro, em Belém
Inscrições no site do evento.

Texto e arte: Divulgação