Página inicial > Ultimas Notícias > V Congresso Estudantil de Música debate saúde física e mental dos profissionais de música

• Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 18h02

Chamada Quadrada

O Centro Acadêmico de Música (CAMUS), em conjunto com a coordenação do curso, irá promover, entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, a quinta edição do Congresso Estudantil de Música da UFPA (CEMUFPA). A fim de possibilitar o encontro de discentes e docentes de música de diversas instituições, serão realizadas palestras, workshops e mesas-redondas com o tema “Música e Saúde: Diálogos Interdisciplinares".

As edições anteriores do CEMUFPA tiveram como foco a educação musical, com uma programação voltada para a prática musical docente e abordagens alternativas em sala de aula. Já na edição de 2017, optou-se por abordar educação musical de forma mais ampla, promovendo atividades acerca de outras questões relacionadas à formação do professor de música e do músico profissional, como conteúdos relacionados à saúde física e mental desses profissionais.

O V Congresso Estudantil de Música da UFPA está sendo organizado e elaborado pelo CAMUS, em parceria com a turma de 2014, sendo este, parte do trabalho final da disciplina de Produção Cultural ministrada pelo professor Msc. Ricardo Smith.

Programação - No primeiro dia do V Cemufpa, 28 de novembro, terça-feira, serão realizadas uma apresentação do Coro Universitário da UFPA (CORUNÍ) como cerimônia de abertura, a conferência de abertura “A pesquisa é importante! Aplicando resultados e fazendo a diferença”, a palestra "Fonoaudiologia e Música: produzindo e preservando a saúde da voz", as oficinas “Os EnferMágicos: A arte de cuidar é cuidar com amor” e “Musicoterapia em Grupo: suas vertentes e possibilidades”, além de apresentação musical.

Dia 29, além da apresentação musical do grupo Camerata Popular Participativa, haverá a oficina "Ensino de Violão: teoria, práticas e possibilidades", a palestra "Saúde do músico: prevenção e sinais de lesão", a oficina “Arte e Solidariedade” e a apresentação musical do Coro de Saxofones da EMUFPA.

No dia 30 serão realizadas a apresentação musical do grupo Clarinetando, as oficinas "Música e Inclusão" e "Musicalização para Compreensão da Musicografia Braille", a mesa redonda "Conhecendo a Musicoterapia: áreas de atuação e aplicação", as oficinas “Musicoterapia e Desenvolvimento Infantil: possibilidades de intervenção” e “Vivências Lúdicas na Primeira Infância: a música e o bebê” e a apresentação musica da Banda dos Bombeiros e Coro Universitário da UFPA – CORUNÍ.

Na sexta-feira, 1º, dia do encerramento do Congresso acontecerão a apresentação musical do grupo Dolcíssimo, as oficinas “Música e Inclusão" e "Musicalização para Compreensão da Musicografia Braille", a mesa redonda "Saúde Mental do Músico: vamos falar sobre isso?", as oficinas “Arteterapia e Música: caminhos criativos no cuidado do ser” e “Quem Dança seus Males Espanta: a dança circular como prática interativa em saúde”, além da última apresentação musical.

Inscrições - As inscrições podem ser feitas através de formulário online. Para confirmar a inscrição, será necessário realizar o pagamento da taxa de 25 reais, na sala do CAMUS (altos do Atelier de Artes). Os 75 primeiros que efetuarem o pagamento ganharão uma camisa do V Cemufpa.

Congresso Estudantil de Música da UFPA
Data: 28 de novembro a 1 de dezembro de 2017
Local: Atelier de Artes da UFPA
Hora: início às 8h
Mais informações no site do evento.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação