Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Música da UFPA inicia inscrições para Cursos Técnicos 2018

Escola de Música da UFPA inicia inscrições para Cursos Técnicos 2018

• Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 17h58

Processo Seletivo EMUFPA

Para os que buscam a formação profissional na área da música em Belém, está aberta uma nova oportunidade. Por meio do Edital de seleção pública, a Escola de Música da UFPA (EMUFPA) iniciou, esta semana, as inscrições para os Cursos Técnicos, de nível médio, em instrumento musical, canto e, a novidade de 2018, composição e arranjo. Os cursos são presenciais, têm duração de dois anos e 800 horas-aula. Os interessados devem ter habilidade para executar o repertório musical exigido no instrumento pleiteado, vocalmente ou demonstrar competência em teoria musical (composição e arranjo).

Os candidatos podem escolher entre os cursos mais tradicionais, voltados para a preparação de intérpretes de música erudita (piano, violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, trompete, trombone, percussão, canto lírico, canto coral, outros), cursos de formação em música popular (canto, violão, teclado, contrabaixo, bateria, metais) ou, ainda, composição e arranjo, que terá a sua primeira turma em 2018. Sobre este último, vale informar que, assim como o curso Técnico em Canto (habilitação em canto coral), será no turno da noite.

Seleção - O Processo Seletivo da EMUFPA acontece em duas etapas. No entanto a primeira só é aplicada quando a concorrência ultrapassa a média de cinco candidatos por vaga. Neste caso, a análise constará de um vídeo enviado pelo candidato. A segunda etapa, válida para todos os cursos, é presencial e integralmente prática. Para os candidatos ao curso de Composição e Arranjo, haverá também prova escrita.

André Gaby, professor e coordenador de Ensino da EMUFPA, destaca alguns pontos que não podem ser negligenciados pelos candidatos antes e durante a seleção. "É importante os candidatos estarem atentos aos conteúdos das provas, porque, muitas vezes, as pessoas se inscrevem achando que é um curso de iniciação, mas não é. É necessário também que o candidato esteja atento ao calendário do que vai acontecer durante o processo e ao horário de fechamento dos portões, que consta no Edital e no cartão de inscrição".

Isenção e cotas - A seleção da EMUFPA garante a possibilidade de isenção da taxa de inscrição e o ingresso por meio do sistema de cotas, seguindo regras iguais ao do Processo Seletivo da UFPA. Cabe ao candidato observar todas as exigências para esses casos.

Uma novidade deste ano é a inclusão da cota para pessoas com deficiência (PcD), atendendo às exigências da legislação (Lei nº 13.409, de 28/12/2016; Decreto nº 9.034, de 20/04/2017). Desse modo, os candidatos que se declaram PcD concorrerão dentro do sistema de cotas para alunos da rede pública de ensino, tal qual os candidatos que se autodeclaram indígenas, pretos ou pardos.

Processo Seletivo para os Cursos Técnicos em Música
Período de inscrição: 27/11 a 03/12 de 2017